PMA lança campanha de sensibilização contra o novo coronavírus em suas redes digitais
A pandemia do novo coronavírus estancou o fluxo cotidiano em todo mundo levando as pessoas a uma parada obrigatória. A necessidade de isolamento e afastamento social para evitar a propagação e o contágio mostrou o quanto é urgente resgatar o amor ao próximo. E amar o próximo neste tempo de alerta mundial em defesa da saúde pública é manter-se distante.
A convivência com um inimigo invisível e misterioso mudou velhos hábitos de socialização e instaurou novos comportamentos individuais e coletivos. Neste contexto, o poder público municipal tem papel fundamental na educação e prevenção. As ações municipais, por atuarem no nível local, interferem diretamente na rotina das pessoas, por isso, carregam a responsabilidade de sensibilizar, instruir e mobilizar cada munícipe no sentido de cumprir as medidas de distanciamento para salvar vidas.
Educação e comunicação se entrelaçam para fazer a informação correta, precisa e transformadora se propagar sem restrição para atingir a todos. A campanha de conscientização dos moradores de Aracruz contra o avanço da Covid-19 tem por finalidade levar uma mensagem simples, direta e impactante a cada cidadão aracruzense. A campanha produzida pela própria Secretária Municipal de Comunicação será veiculada através dos canais de transmissão de informação da prefeitura como site e as mídias digitais.
A ideia é utilizar o alto poder de contágio e propagação dos ditados e/ou provérbios populares para despertar a atenção das pessoas. Os ditados integram a cultura popular brasileira, se espalham através da transmissão e da tradição oral. De geração em geração, estas frases curtas e simples carregam reflexões com intuito de aconselhar, advertir e ensinar. Com raízes folclóricas, o provérbio é um meio eficaz de transmissão de conhecimento e experiências.
Deste modo, tais mensagens alcançam com rapidez e facilidade pessoas de diferentes idades. São frases como: “Amigos, amigos, negócios à parte”; “Quem ama, cuida”; “Por ele eu ponho minha mão no fogo”; “Para o bom entendedor, meia palavra basta”; “Quem não é visto, não é lembrado”; “Antes só do que mal acompanhado”; “Deus ajuda quem cedo madruga”.
A campanha partiu destas frases concisas e fáceis de memorizar para recriar mensagens inspiradas na prevenção contra o avanço do novo coronavírus. A meta é aproveitar a clareza e o potencial de disseminação dos ditados e provérbios para despertar a reflexão e a adesão das pessoas aos cuidados contra o avanço da pandemia. “Amigos, amigos, abraços mais tarde.” “Para bom entendedor, um metro e meio basta.” “Quem não é visto, não é contaminado” são algumas destas expressões transformadas para dar vida à campanha de conscientização contra a Covid-19.
Desde a confirmação dos primeiros casos de transmissão comunitária no município, a situação de emergência está cada vez mais próxima da vida de cada um. Assim como em qualquer outra cidade do planeta, Aracruz precisa fortalecer a linha de frente do combate para vencer esta batalha. A responsabilidade e o compromisso é de todos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo