Projeto “Água Sua Aliada” identifica quem tem acesso à água tratada e coleta de esgoto
Em meio a pandemia do coronavirus, surge em Aracruz, o Projeto “Água sua Aliada”, que permite identificar regiões do estado e do país que ainda não possuem água tratada e coleta de esgoto. O Projeto é uma iniciativa da empresa de serviços hídricos Gotais Brasil com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de Aracruz.
A iniciativa consiste em uma plataforma online www.aguasualiada.com.br desenvolvida pela Gotais, que possui uma tecnologia que identifica, através de consulta pública, gratuita, virtual e voluntária, o formato das regiões capixabas e brasileiras que dispõe de acesso ou não de água tratada e coleta ou não de esgotamento sanitário.
Segundo o secretário de Meio Ambiente Edgar Allan Martins, o projeto surgiu da necessidade crescente dos cuidados e higienização das mãos através do uso da água, que cada pessoa deveria realizar para a prevenção e combate ao coronavirus.
Edgar ressalta que esta ação do Gotais e da Semam é uma contribuição para os capixabas e brasileiros no enfrentamento da situação de emergência pública provocada pelo novo coronavírus. “A identificação das áreas mais vulneráveis será facilitada pelo uso de uma tecnologia de fácil acesso que está na palma da mão. Com os dados da pesquisa será possível propor soluções em conjunto com a toda a sociedade”, explica o secretário.
De acordo com o fundador e atual presidente do Gotais Brasil, Bruno Golfetto, esse projeto tem o objetivo de mapear as áreas mais vulneráveis para que possam ser oferecidas soluções para essas regiões. “Trabalharemos todos juntos, em parceria. As pessoas, com o Gotais, nossos colaboradores, programadores, a Semam e todos envolvidos no projeto. A sociedade capixaba e a sociedade brasileira contra o mesmo inimigo, o coronavirus”.
Ele constata que esta é mais uma ação em parceria com a Prefeitura de Aracruz que gera bons frutos. “Quando propusermos essas soluções juntamente com a sociedade, será o próprio município de Aracruz saindo pioneiro e podendo alcançar soluções que sirvam de exemplo para outros municípios na mesma situação”, salienta Golfetto.
Qualquer pessoa pode participar e contribuir com a pesquisa. Basta acessar o site (www.aguasualiada.com.br), permitir a localização, responder SIM ou NÃO às duas perguntas e clicar em enviar.
À medida em que o site é abastecido com as informações fornecidas pelos colaboradores ele já fornece gráficos inteligentes em tempo real que foram programados pela equipe Gotais Brasil e disponibilizados nesta quinta-feira (21/05).
Para visualizar os gráficos basta clicar no link abaixo do vídeo disponível no site com a descrição Mapa "Água sua Aliada" e será visualizado o gráfico abaixo:

À medida em que o site é abastecido com as informações fornecidas pelos colaboradores ele já fornece gráficos inteligentes que foram programados pela equipe Gotais Brasil e disponibilizados nesta quinta-feira (21/05).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo