Videomonitoramento e Cerco Eletrônico reforçam segurança em Aracruz

A Central Integrada de Segurança Pública (CISP) da Prefeitura de Aracruz tem apoiado as forças policiais do município no combate à criminalidade através das Câmeras de Videomonitoramento e Cerco Eletrônico. Desde sua implantação, em 2019, foram registradas 448 solicitações de imagens no sistema para apoio às atividades policiais, como averiguação preventiva, identificação de furtos, roubos e para apoio a outras instituições.
Ao todo são 66 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade. Somente no centro são 10 equipamentos que contribuem com a segurança e vigilância do comércio local. As câmeras de alta resolução têm alcance de aproximadamente 600 metros.
Na última semana, o Cerco Eletrônico mais uma vez se mostrou eficiente no apoio ao trabalho da Polícia Militar. O sistema flagrou a entrada de um veículo suspeito no município e começou a acompanhá-lo pelas imagens das câmeras de videomonitoramento. Os servidores da CISP informaram à Polícia Militar a localização do automóvel. Durante o procedimento de busca foi apreendida uma pistola calibre 380, com onze munições. O suspeito que portava a arma foi detido e encaminhado a 13ª Delegacia Regional de Aracruz.
De acordo com o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad) Luciano Forrechi, além de contribuir com a segurança dos cidadãos, o sistema é uma importante ferramenta na elucidação de crimes. “As câmeras auxiliam e dinamizam a segurança da população. Nosso sistema monitora toda a via onde o equipamento está instalado e temos resultados satisfatórios desde sua implantação”, destaca Luciano.
Segundo Forrechi, o sistema integrado da prefeitura é um valioso apoio para agilizar o atendimento às ocorrências junto à Polícia Militar. “Juntos, o Cerco Eletrônico e a Central de Videomonitoramento de Aracruz oferecem às forças policiais mais poder de investigação e inteligência no combate ao crime”, avalia o secretário.
Para o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Aracruz, tenente-coronel Claudio Silva, as câmeras de videomonitoramento e do cerco eletrônico são ferramentas muito importantes para a ação da Polícia Militar, pois facilitam a prisão de infratores, ajudam na localização de veículos, na investigação criminal para prevenção de delitos, auxiliando e direcionando o policiamento, proporcionando uma atuação mais precisa. “Estes instrumentos contribuem muito para diminuição considerável do tempo de resposta ao fato, agregando eficiência e agilidade, e proporcionando, assim, otimização dos recursos empenhados”, explica o comandante.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semana da Agricultura e Sustentabilidade começa com capacitações em comunidades
- Ipasma conquista Certificado Nível II do Pró-Gestão por excelência em boa governança
- Conselho Tutelar publica Edital de Convocação para processo suplementar de escolha de suplentes
- Multidão se emociona em noite de louvor e adoração na Praça da Paz
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos