Semam leva atividades de educação ambiental para dentro de casa

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05/06), a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz (Semam) convida toda a família para uma experiência de educação ambiental. O projeto “Semam na Sua Casa” traz uma série de atividades online com temática ambiental para que o cidadão possa aprender mais sobre o meio ambiente do município. A iniciativa quer envolver pessoas de todas as idades que estão em casa durante o isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19.
Os temas propostos têm por objetivo promover e valorizar as unidades de conservação do município; os recursos hídricos e a coleta seletiva. São eles: Manguezal, Importância da Água, Reciclagem de Resíduos, a Fauna e a Flora do Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens e a Restinga.
As atividades foram preparadas para aguçarem a curiosidade, a criatividade e o interesse por aprender um pouco mais sobre os assuntos de um jeito divertido e à distância. Cada tema foi desenvolvido pelos servidores da Gerência de Educação Ambiental da PMA, com arte criada pela Secretaria de Comunicação. O material de cada tema será abastecido com textos informativos e ficará disponível por cerca de 30 dias, podendo o prazo ser prorrogado. Para acessar os exercícios propostos para o primeiro tema, CLIQUE AQUI.
Os participantes estão convidados a compartilhar em suas redes sociais uma das atividades realizadas e marcar no Facebook e/ou Instagram da Prefeitura Municipal de Aracruz. Os vinte primeiros prints de qualquer uma das atividades enviados para a Semam receberão um brinde. O print do compartilhamento deve ser enviado para o email semam.ea@aracruz.es.gov.br. Entre os brindes estão: kit de colorir contendo lápis de cor, canetinha hidrocor e caderno de desenho ou bloco de anotações contendo post-its e caneta.
Para o secretário de Meio Ambiente Edgar Allan Martins, a ação é importante para levar o conhecimento e as práticas sobre educação ambiental para dentro dos lares aracruzenses. “As atividades vão proporcionar entretenimento e conhecimento, em especial, para nossas crianças e jovens, ajudando não só no desenvolvimento da percepção ambiental de nossos cidadãos, mas também contribuindo para superarmos esse grave momento pelo qual passamos devido a pandemia da Covid-19”, declara o gestor.
Segundo a gerente de Educação Ambiental Bruna Machado Tose, a equipe do setor de Educação Ambiental da Semam teve a ideia de criar a campanha com o objetivo de estimular ainda mais a reflexão e a conscientização sobre a responsabilidade e o compromisso de cada um com a preservação do meio ambiente. “Não podemos deixar a educação ambiental esquecida neste período de isolamento social. Como não estamos podendo reunir as pessoas para promover ações de educação ambiental, resolvemos levar o setor pra dentro das casas das pessoas”, conta.
O Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado no ano de 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, marcando a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, também chamada de Conferência de Estocolmo, na Suécia. O evento reuniu 113 países e centenas de organizações governamentais e não-governamentais e foi o primeiro realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para debater de modo global as questões ambientais.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus