12 de junho: Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil

Quem nunca ouviu a expressão “trabalho traz futuro”, “ele precisa trabalhar para ajudar a família” ou até mesmo “trabalhar não mata ninguém”. Estas expressões direcionadas a crianças e adolescentes escondem um problema grave no país e no mundo: a exploração do trabalho infantil. O tema ganha um destaque ainda maior nesta sexta-feira pois 12 de junho é Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil.
As atividades de orientação e prevenção acontecem durante todo o ano com a participação de toda a rede de proteção a criança e adolescente e, no mês de junho, foram intensificadas com a campanha para lembrar a data. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz vem realizando uma série de ações informativas como a distribuição de folderes educativos com alerta sobre como identificar os principais mitos em torno do trabalho infantil, o que é o trabalho infantil e como denunciar os casos.
Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Aracruz, Agenilza Martins dos Anjos Lisboa, os cidadãos encontram as orientações a respeito do tema no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nos Conselhos Tutelares da Sede e da Orla.
Outra forma de multiplicar a conscientização contra o trabalho infantil tem sido a distribuição de kits educativos sobre o assunto para crianças e adolescentes junto com as cestas básicas emergenciais que estão sendo entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social. O kit é composto por um desenho relativo ao tema para a criança ou adolescente pintar, o folder educativo, lápis com o símbolo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e bexiga.
“Hoje trabalhamos com o objetivo de informar a sociedade sobre o trabalho infantil desmistificando todo o senso comum que o envolve. E mostrando aos pais e responsáveis a diferença entre trabalho infantil e a responsabilização familiar que diz respeito a tarefas desenvolvidas dentro de casa e em prol da família, como arrumar a casa, lavar a louça, cuidar de um cachorro. Isso é claro, sem prejudicar seu desenvolvimento escolar e sua parte lúdica, afinal, criança não deve trabalhar; infância é pra sonhar”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos Matos.
Trabalho Infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes em idade inferior a 16 anos. Quando feito na condição de aprendiz, o trabalho é permitido a partir dos 14 anos.
Em caso de trabalho infantil, a população pode denunciar através do Disque 100. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Não é preciso se identificar. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) funciona por meio do telefone (27) 3270-7433.
Saiba como acionar a rede de proteção:
Conselho Tutelar-Sede
Tel: (27) 3270-7442 / (27) 99852-7537
Conselho Tutelar Orla
Tel: (27) 3270-7441 / (27) 98885-5366
Cras Jacupemba
Tel: (27) 3270-7407
Cras Vila do Riacho
Tel: (27) 3270-7431
Cras Guaraná
Tel: (27) 3270-7430
Cras Itaputera
Tel: (27) 3270-7428
Cras Barras do Riacho
Tel: (27) 3270-7408
Cras Santa Cruz
Tel: (27) 3270-7432
Cras Indígena
Tel: (27) 3270-7491
Cras Morobá
Tel: (27) 3270-7429
Cras Bela Vista
Tel: (27) 99814-9452
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus