Equipe da Secretaria de Saúde da PMA testa Asilo e Casa de Repouso de Aracruz

Uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz realizou testes para Covid-19 em todos os idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do Município de Aracruz. A medida foi adotada para prevenir a contaminação dos grupos de risco diante da pandemia e ocorreu na tarde da última quinta-feira (25/06) e na manhã de sexta-feira (26/06).
Segundo a secretária de saúde Clenir Avanza, o objetivo dessa análise era saber a situação das ILPIs para evitar possíveis surtos. “Depois de verificada a situação dos dois locais, a atenção primária, junto com a vigilância epidemiológica, fará o acompanhamento e o monitoramento dos residentes e funcionários”, explica Clenir.
De acordo com a secretária, todos os idosos testaram negativo para o novo coronavírus e apenas dois funcionários, um de cada instituição, tiveram resultados positivos. “Os dois já estão afastados, em isolamento e todas as medidas adequadas estão sendo tomadas”, constata Avanza.
Ao todo foram testadas 128 pessoas, sendo 20 idosos e 24 funcionários na Casa de Repouso Aconchego e 44 funcionários e 40 idosos no Recanto do Ancião.
Segundo Mariana Mota Tessarolo, proprietária da Casa de Repouso particular e presidente do Recanto do Ancião, desde o dia 16 de março foram suspensas as visitas nas duas instituições e todos os familiares e a comunidade foram comunicados.
“Seguimos as recomendações contidas nas Notas Técnicas emitidas pela Anvisa/Ministério da Saúde e outros órgãos fiscalizadores, como distanciamento social, maior rigor na lavagem das mãos, uso de álcool em gel, uso de face shield (proteção facial), máscaras cirúrgicas e N95 em todo período de trabalho, bem como no trajeto de casa x trabalho para os funcionários, sanitização de ambientes, controle e monitoramento de sinais vitais de todos os idosos e funcionários, capacitação semanal para os funcionários, etc”, descreve Mariana.
Tessarolo explica que até o momento não havia tido nenhum caso da doença confirmado em nenhuma das instituições. “Nenhum idoso ou funcionário apresentou qualquer sintoma compatível com a doença. Nosso objetivo sempre foi prevenir, apesar de saber que corremos o risco da contaminação. Portanto, nós solicitamos o suporte da Secretaria de Saúde do município para que nos monitorassem e agora estamos recebendo este suporte”, completa.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz