Segunda reunião Interinstitucional reforça a importância do distanciamento social na prevenção ao coronavírus
Dando prosseguimento às ações que visam fortalecer o combate à pandemia da Covid-19 no município, aconteceu na tarde desta terça-feira (07/07), a segunda reunião Interinstitucional, via videoconferência, entre Prefeitura de Aracruz, Portocel, Ministério Público (ES) e Poder Judiciário. Assim como na primeira videoconferência, realizada no dia 26 de maio, participaram o prefeito Jones Cavaglieri, a secretária de saúde Clenir Avanza, o gerente-geral Alexandre Billot Mori e o consultor jurídico Anselmo Farias de Oliveira da Portocel, além da promotora de Justiça Mariana Peisino do Amaral e o juiz de Direito, Dr. Grécio Nogueira Grégio.
Entre as várias ações de combate à pandemia da Covid-19 no município que já foram traçadas e discutidas, essa segunda fase da campanha reforçou a importância do distanciamento social na prevenção ao coronavírus. A secretária de Saúde Clenir Avanza disse que se reuniu com os comerciantes que estavam reivindicando uma flexibilização para o funcionamento de seus estabelecimentos. “Os comerciantes fizeram um protesto alegando que não estavam podendo trabalhar. Falei da importância da vida deles e das cautelas sanitárias que o comércio deve adotar, para permitir que o comércio funcione. Não podemos radicalizar e fazer com que eles trabalhem com a porta fechada”, disse.
Ainda de acordo com Clenir, o município passa por um momento muito perigoso, e que diante disso, os comerciantes devem passar por um treinamento. “Precisamos de uma campanha de conscientização. Nossa conversa foi muito boa, evoluiu. Eles nos pediram que déssemos um treinamento a eles para o correto funcionamento do comércio, e vamos fazer isso”, afirmou.
Um outro ponto lembrado nesta reunião foi a importância da comunicação frente às comunidades para que elas se conscientizem e contribuam nessas ações, mantendo o distanciamento social e o uso das máscaras e do álcool em gel, com mensagens via rádios, mídias externas como os outdoors, carros de som, além da internet e redes sociais. “A comunicação é fundamental para que isso aconteça. Precisamos passar uma comunicação clara e séria. Precisamos abrir mão das festas do lazer, por isso, essa comunicação deve ensinar as pessoas as cautelas sanitárias”, finalizou Clenir.
O gerente-geral da Portocel Alexandre Billot Mori lembrou das dificuldades encontradas e que se sensibiliza para fazer diferente durante a pandemia. “Não tem sido fácil. Temos que nos reinventar como negócio para manter nossas atividades. Estar de pé e ver o sofrimento das pessoas que estão no nosso entorno não é ser Portocel. Por isso, na medida do possível, temos que nos sensibilizar para fazer diferente. Queremos sim atuar nesse projeto pois é muito importante levar conhecimento para as pessoas”, afirmou.
O juiz de direito Dr. Grécio Nogueira Grégio reconheceu os esforços que têm sido feitos junto à municipalidade. “No nosso primeiro contato tivemos uma preocupação com os respiradores, que com o passar do tempo foi equacionada com as outras peças que vieram, além do desenvolvimento do protocolo de medicamentos que fez com que as coisas fossem mais controladas”, concluiu.
Desde o início dessas ações de combate ao coronavírus, a parceria entre Prefeitura de Aracruz e Portocel conseguiu distribuir às comunidades aracruzenses 20 termômetros digitais infravermelho, que medem a temperatura corporal sem contato direto com a pele, além de 21,2 toneladas de alimentos, 4 mil máscaras e álcool em gel .
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento