Secretaria de Saúde da PMA faz testagem para Covid-19 em pescadores da Barra do Riacho e de Santa Cruz

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou testes para Covid-19 em pescadores das comunidades de Barra do Riacho e de Santa Cruz, nesta sexta-feira (10/07). Também foram distribuídos potes de álcool em gel e máscaras paras as famílias. A ação faz parte da campanha contra o coronavírus. O objetivo é fazer testes por amostragem, além de orientar a população sobre os devidos cuidados para evitar contágio e facilitar o monitoramento das pessoas infectadas pelo novo vírus.
O prefeito Jones Cavaglieri determinou a testagem nas comunidades vulneráveis e lideranças, obedecendo a protocolos como forma de reduzir a curva de contaminação da Covid-19. “Com a realização dos testes rápidos teremos condições de fazer o isolamento das pessoas já contaminadas e desacelerar a disseminação do vírus para que o número de casos se espalhe ao longo do tempo em vez de haver picos e superlotação do sistema de saúde”, pontua o prefeito.
Segundo a Secretária de Saúde Clenir Avanza, este evento é similar ao projeto de Wuhan, a cidade chinesa onde a pandemia teve início, fazendo testes em massa. “Nós fazemos a testagem das comunidades fragilizadas e das comunidades que interagem com mais pessoas para identificar a quantidade de contaminação por localidade e evitar mais contágios”, explica Clenir.
O Presidente da Associação Comunitária de Barra do Riacho, Herval Nogueira Junior, que também está no Conselho Municipal de Saúde de Aracruz, falou sobre a importância da testagem na região. “Essa ação tem diversos aspectos importantes, pois atende uma camada ribeirinha de pescadores, num local onde estamos tendo maior número de contágio. Essa avaliação vai nos permitir ter uma noção da situação do bairro para poder organizar e orientar corretamente”, avalia Junior.
A presidente da Colônia de Pescadores de Aracruz, Nadia Mattos Rodrigues, disse que a testagem dos pescadores e os insumos recebidos foram de grande valia. “São pessoas simples e humildes que precisam das orientação e cuidados que estão sendo oferecidos nesta campanha”, completa Nadia.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos
- Aracruz participa de seminário que debateu o novo Plano Nacional de Educação (PNE)
- Primeiro dia da 26ª Expo Aracruz reúne tradição, entretenimento e grandes atrações no Parque de Exposições
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada