Prefeitura de Aracruz realiza oficina sobre aprendizagem criativa
Na próxima quinta-feira (16/07), às 19h, a Prefeitura de Aracruz promoverá a oficina “Aprendizagem Criativa” voltada para servidores da rede municipal de educação, professores do Estado, de instituições de Ensino Superior e demais profissionais da área de educação. A transmissão ao vivo é resultado de uma parceria entre o poder público municipal, a Suzano Educação e o Programa Mentori.lab. As inscrições, que são limitadas e gratuitas, podem ser feitas através do link: forms.gle/b5ibLsdFAt9xgXcU6. Após a inscrição, o interessado receberá por e-mail o link da sala da oficina.
A condução será feita pela assessora técnica da Secretaria de Governo, Mara Oliveira, professora, pedagoga e especialista em neuropisicopedagogia e educação infantil e contará com a participação especial da professora Júlia Peterle, especialista em Educação, mestre em Química, consultora educacional, diretora executiva – Mentori.lab Educação e vencedora do Prêmio Shell.
Segundo Mara, a educação criativa, por meio de diversas abordagens, ajuda a trazer mais autonomia, engajamento e efetividade para a sala de aula. “Não quero dizer que aulas de matemática, inglês ou ciências ficam de lado com essa metodologia. Pelo contrário, essas aulas tornam-se mais interessantes para os alunos, aliando projetos práticos, experienciais e desafios instigantes. E isso tudo envolvendo outras demandas atuais e pertinentes. Auxilia a criança na resolutividade de problemas. Produz conhecimento associado a prática”, explica a assessoria técnica.
Na avaliação de Mara Oliveira, o tema é inovador, transformador e propício para o momento. “Mesmo durante essa pandemia do coronavírus, a Prefeitura continua promovendo capacitações dos profissionais de educação e esta oficina vai ajudar no desenvolvimento da produtividade e da criatividade dos alunos”, destaca.
Criada pelo matemático e educador Seymour Papert (1928-2016), com apoio do MediaLab do Masschusetts Institute of Technology (MIT), a aprendizagem criativa se fundamenta no conceito de que o estudante construa o seu próprio conhecimento por intermédio de uma experimentação concreta e ativa. O método segue os conceitos do imaginar, criar, brincar, compartilhar e refletir.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento