Prefeitura se reúne com representantes da Portelinha para discutir moradias irregulares

Na tarde desta quinta-feira (16/07) os secretários de Obras, João Paulo Calixto; Meio Ambiente, Edgar Martins; Habitação e Defesa Civil, Luiz Fernando Meier; e o Procurador-Geral, Wagner Carmo receberam na Prefeitura de Aracruz os representantes da comunidade Portelinha.
Na ocasião foi discutida a construção de casas em uma área pública, compreendida pelas áreas não edificáveis, que são áreas não passíveis de edificação, do Centro Empresarial de Bela Vista, acometendo diversas infrações urbanísticas, ambientais e de posturas, sendo suprimida a vegetação, iniciado o parcelamento de solo e a construção de edificações em área pública, o que se enquadra em infrações previstas no Plano Diretor Municipal, no Código de Obras, de Posturas e de Meio Ambiente.
O secretário de Meio Ambiente explicou o motivo dos despejos que aconteceram na localidade no último sábado (11/07). Toda a área da Portelinha foi construída de forma ilegal e, em 2017, o Poder Executivo firmou com o Ministério Público o Termo de Compromisso Ambiental e Urbanístico (TCAU) para uma possível Regularização Fundiária do Centro Empresarial Bela Vista e o entorno. “Somente as construções realizadas até a data do TCAU estão contempladas. Construções edificadas após essa data são consideradas irregulares e a Prefeitura só cumpriu a lei”, destaca.
“Já houve um acordo formalizado em relação à Portelinha junto ao Ministério Público no ano de 2017. É muito importante que os moradores não construam mais no local porque tanto os moradores quanto os secretários e prefeito estão sujeitos a punições por descumprimento da lei”, informa João Paulo Calixto.
No que diz respeito ao aluguel social, durante a reunião ficou acordado que as as famílias devem cumprir os critérios para ter direito ao benefício e fazer o requerimento solicitando o auxílio cujo atendimento será avaliado pelo poder público.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo