Prefeitura notifica terrenos baldios e intensifica ações educativas contra doenças
A Prefeitura de Aracruz tem intensificado as notificações de terrenos baldios e as ações educativas e corretivas, como forma de prevenção e combate a diversas doenças e seus agentes transmissores, dentre elas, a dengue. O trabalho feito por meio da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) tem o intuito de sugerir a mudança de hábito dos moradores.
A limpeza do terreno evita uma série de problemas como o acúmulo de lixo, entulho e mato, que atraem insetos e roedores, podendo ser potenciais focos de doenças, além deste cuidado ser um ato de cidadania. “A principal intenção das medidas adotadas pela equipe de fiscalização não é multar o proprietário, mas sim educar o munícipe quanto a importância de manter seu terreno limpo, evitando que se tornem depósitos de lixos nocivos à saúde publica”, explica o prefeito Jones Cavaglieri.
O secretário de Transporte e Serviços Urbanos, Saulo Deambrozi, que assumiu a pasta na última quinta-feira (16/07), explica que a manutenção de terrenos baldios ou edificados é responsabilidade do proprietário. “Antes de ser aplicada uma multa, o proprietário é notificado para executar a limpeza do terreno. Caso o mesmo não seja limpo, haverá a incidência de multas, conforme determina a lei 3.143/08 do Plano Diretor Municipal (PDM)”.
De acordo com a gerente de Limpeza Pública da Prefeitura, Francine Sousa, qualquer espaço que acumule um pouco de água já é suficiente para gerar criadouros de larvas do mosquito Aedes Egypti, transmissor da dengue. "Por isso, visando um planejamento da equipe de fiscalização, estamos mapeando todos os lotes baldios por bairro, de forma a notificar seus proprietários quanto à limpeza e cercamento para a evitar problemas de saúde pública na localidade. Portanto, solicitamos que os donos limpem seus terrenos e assim evitem receber a notificação ou até mesmo multa", alerta Francine.
No caso de ser notificado, o proprietário tem prazo estabelecido de acordo com a infração para limpar e construir muro ou cerca. “Caso contrário, terá que pagar multa, cujo valor dependerá do motivo da infração. Lembrando que aquele que fizer queimadas será multado como infração gravíssima, colocando em risco a saúde das pessoas e o meio ambiente”, acrescenta Francine.
Para mais informações sobre a limpeza pública ligue: (27) 99741-8382.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento