Secretaria de Saúde alerta sobre transmissão de coronavírus por assintomáticos
Os levantamentos epidemiológicos revelam que algumas pessoas desenvolvem sintomas da Covid-19 e outras não. O problema é ter uma ideia exata da proporção entre os acometidos pela doença e os que não apresentam sintomas. Diante desta realidade, os assintomáticos representam uma preocupação para os gestores de saúde, uma vez que acabam se tornando contaminadores em potencial, pois costumam apresentar carga viral alta e têm um papel importante na transmissibilidade.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, uma pessoa com o Sars CoV-2 assintomática é a que nunca desenvolve os sintomas da Covid-19, sendo os mais comuns a febre, a tosse e a dificuldade para respirar. Já um paciente sintomático está com o vírus em circulação no corpo e desenvolve os sintomas.
De acordo com a secretária de Saúde da Prefeitura de Aracruz, Clenir Avanza, infectados que não apresentam sintomas tendem a seguir suas vidas, entrando em contato com muitas pessoas suscetíveis. “Por isso, continuamos recomendando o cuidado. Nós não sabemos quem vai manifestar ou não os sintomas, ou seja, quando as pessoas vão transmitir o vírus, por essa razão, todo mundo precisa continuar usando máscara e mantendo o distanciamento social. E, principalmente, se possível, a pessoa deve ficar em casa”, pede a gestora.
A secretária ressalta ainda que é fundamental realizar o maior número de testes e o rastreamento dos casos. “Estamos trabalhando para testar nossa população. Acreditamos que o método mais eficaz para se descobrir os casos e se interromper a transmissão da Covid-19 é através da testagem dos assintomáticos, que devem ser rastreados, colocados em isolamento, assim como deve se colocar em quarentena seus contatos”. Na avaliação de Clenir, paralelo aos cuidados sanitários e a todas as medidas de assistência aos casos adotadas pelas autoridades, o mais importante é o avanço científico para se conseguir o mais rápido a vacina capaz de proteger a população.
Desde o dia 19 de junho, a Secretaria de Saúde de Aracruz colocou em funcionamento a Central de Monitoramento para acompanhamento dos casos confirmados e suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Para esclarecer dúvidas e/ou solicitar orientações, a pessoa pode ligar para (27) 3270-7979, 98868-0262 ou 99717-6183.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos
- Aracruz participa de seminário que debateu o novo Plano Nacional de Educação (PNE)
- Primeiro dia da 26ª Expo Aracruz reúne tradição, entretenimento e grandes atrações no Parque de Exposições
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 26ª Chamada