Monitora Aracruz: mais dois grupos são testados para enfrentamento à Covid-19
Policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e guardas prisionais participaram da testagem rápida para o novo coronavírus na manhã e na tarde desta terça-feira (11/08), no pátio do 5º Batalhão da Polícia Militar, em Aracruz. Essa testagem faz parte do projeto Monitora Aracruz, promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz, em parceria com a Portocel.
Mais de 30 profissionais da saúde estão envolvidos no projeto que utiliza o Método de Wuhan, caracterizado pela testagem em massa da população, dividida por grupos de grande mobilidade, com o objetivo de obter o número de casos assintomáticos e a disseminação do coronavírus na cidade.
Na segunda-feira (10/08), a atual administração testou servidores públicos das diferentes secretarias da Prefeitura de Aracruz. Desde o início do projeto, no dia 03 de julho, foram testados os seguintes grupos: lideranças comunitárias, pescadores, lideranças religiosas, comerciantes e comerciários, grupos cujo trabalho mantém contato direto com a população. Hoje foi a vez dos profissionais das forças de segurança pública. “Nessa pandemia, a polícia é uma parceira importante para contenção da Covid-19”, declarou a secretária de Saúde, Clenir Avanza, que aproveitou para agradecer a parceria com a Portocel, que tem fornecido os materiais e o apoio logístico para realização das ações.
De acordo com Clenir, essa testagem é a melhor forma de se obter um diagnóstico e o índice de contaminação no município. “Esperamos chegar a 15% de testagem em Aracruz e tentar frear a disseminação da Covid-19”, explicou a mestre em Políticas Públicas de Saúde. Segundo a secretária, a meta é testar profissionais com maior mobilidade no estado de modo a evitar grandes contaminações.
O capitão Sérgio Alexandre, do 5º Batalhão da Polícia Militar, agradeceu a parceria da Prefeitura de Aracruz. “Essa é uma ação muito importante! Aproximadamente 200 policiais participaram da testagem. Agradecemos a Secretaria de Saúde por colocar estes profissionais de saúde à disposição da força de segurança do município”, destacou o militar.
Essa é mais uma etapa do projeto Monitora Aracruz voltado para o mapeamento, isolamento e acompanhamento dos contaminados, segundo destacou o prefeito municipal. “O resultado dessa testagem tem sido essencial para sairmos do risco alto e alcançarmos o risco moderado. Quanto mais testarmos, mais chance teremos de frear o vírus, achatar a curva e desafogar nosso sistema de saúde”, completou Jones Cavaglieri.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento