PMA volta a proporcionar exercícios físicos para idosos do Recanto do Ancião
Com o intuito de oferecer bem-estar físico e mental para os idosos do Recanto do Ancião "José Segatto", localizado no bairro Itaputera, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), voltou a oferecer duas vezes por semana, aulas de educação física para os idosos da casa. As atividades retornaram no último dia 04/08, porém, elas já são oferecidas desde 2012 e haviam sido interrompidas devido à pandemia.
Em decorrência de comprometimentos físicos, cognitivos e intelectuais da terceira idade do Recanto, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), espaço que a PMA construiu destinado aos anciões de Aracruz, voltou a disponibilizar a educadora física do CCI Schaiani dos Santos para ir até a instituição, proporcionando novamente os exercícios aos idosos.
“Mesmo estando em uma pandemia, nós entendemos que foi fundamental ir ao local para realizar as atividades, pois os idosos, muitas vezes, não possuem habilidades com computadores e smartphones e alguns possuem dificuldade de visão. Além disso, as atividades são personalizadas para as necessidades deles, pois têm pouca locomoção, sendo que alguns são cadeirantes, sendo inviável fazer as atividades à distância. As aulas são orientações médicas”, diz Schaiani.
Por ser tratar de um grupo de risco, todas os cuidados contra a Covid-19 estão sendo tomados para preveni-los do vírus, tais como o distanciamento social em grupos reduzidos e a realização das atividades ao ar livre. “Estamos seguindo todas normas de segurança que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orientam”, enfatiza a educadora física.
O Recanto do Ancião possui 40 idosos e 25 participam das aulas. “Eles aderem muito bem aos exercícios e sentiram muita falta quando foram suspensos no período de março a julho deste ano”, menciona a diretora geral da instituição, Gilda Lino de Amorim.
“Ações físicas são importantes, principalmente, na terceira idade, porque trabalham corpo e mente, mantendo assim uma vida saudável”, destaca a secretária da Semds, Rosilene Filipo.
Segundo a coordenadora do CCI, Lucélia Santana Oenes, as atividades auxiliam no processo de aumento da imunidade, sendo importante para ajudar a combater o novo coronavírus. “Ele também ajuda na autoestima, na diminuição da ansiedade e na interação entre os idosos, proporcionando o convívio social entre eles”.
De acordo com a diretora geral do Recanto os exercícios físicos têm alcançando os objetivos propostos. “Entendo que os participantes estão atingindo o bem-estar físico e mental, e as atividades vêm contribuindo também para prevenir lesões, ajudando a combater a ansiedade e a depressão, melhorando a autoestima, fortalecendo as relações sociais e interpessoais, e ainda combatendo o isolamento”, salientou Gilda.
Lucélia acrescenta que todas os serviços oferecidos no CCI de forma presencial, como forró, eventos em datas comemorativas, palestras, grupo de convivência, enfim, todas as práticas do local também abrangem a terceira idade do Recanto. “Antes da pandemia, os idosos mais ativos iam ao espaço para essas atividades”.
Além desse trabalho, a PMA já apoia com recursos financeiros o Recando do Ancião desde 2012. “Ontem (12/08) mesmo já repassamos o auxílio desse ano”, informa Rosilene. Mais informações sobre o repasse clicando aqui.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento