Termo de Compromisso para mitigar e compensar impactos da reforma e ampliação do Hospital São Camilo é assinado
Em uma cerimonia ocorrida na segunda semana de novembro no Gabinete da Prefeitura, o prefeito Jones Cavaglieri, o Secretário Interino de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla), Ivan Pestana, Técnicos de Planejamento e o Diretor do Hospital São Camilo, Dr. Eduardo assinaram o Termo de Compromisso para mitigar e compensar os impactos da reforma e ampliação do Hospital São Camilo.
A assinatura foi a última etapa do estudo de impactado de vizinha (EIV) pois o PDM de Aracruz exige que empreendimentos ou obras com mais 6.000m² de área computável sejam elaborados o estudo para saber o que será gerado. Diante disso, a prefeitura coloca algumas condicionantes para que as obras possam ser executadas, como é o caso da reforma e ampliação do hospital.
Consultores colaboradores do Hospital São Camilo elaboraram o referido estudo com base no termo de referência apresentado pelos técnicos da prefeitura, contendo análise de impactos relevantes tais como: na Infraestrutura, no sistema viário, meio ambiente, valorização imobiliária do entorno, segurança pública entre outros. As condicionastes foram elaboradas com a participação dos técnicos da prefeitura, e durante cada reunião o EIV, era analisado, corrigido e discutido por todos, sendo aprovada pelo Conselho do Plano Diretor Municipal durante a 6ª reunião ordinária realizada no dia 21 de outubro.
Ficou decidido que durante a fase de reforma e ampliação do empreendimento deverão ser implantadas algumas medidas mitigadoras, como por exemplo, um sistema separador de água e óleo (SSAO), caso haja manutenção mecânica de equipamentos no canteiro de obras, coleta seletiva no canteiro de obras; assim como um sistema de sinalização direta no local, necessária a orientação de tráfego pela presença do mesmo com orientação dos técnicos da prefeitura, dentre outros.
E como medida compensatória o hospital também deverá implantar uma baia para ônibus com abrigo, conforme prospecto elaborado pelos integrantes da Comissão Técnica para promover melhorias na mobilidade urbana e acessibilidade aos usuários e demais transeuntes que será fiscalizada pela Comissão Técnica com apoio do Conselho do Plano Diretor Municipal – CPDM em parceria com as secretarias de Obras e Infraestrutura (SEMOB) e Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (SETRANS).
O Plano Diretor do Município de Aracruz é uma ferramenta de planejamento que tem como finalidade promover a ordenação do uso e ocupação do solo com base nas condições físico – ambientais e socioeconômicas locais e regionais, visando o desenvolvimento sustentável da cidade, a distribuição espacial da população e das atividades econômicas do município, de modo a evitar e corrigir as distorções de crescimento urbano e seus efeitos negativos sobre a cidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028