Prefeitura de Aracruz participa do 1º Censo Sorológico dos Trabalhadores da Educação Pública Estadual

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realizou nesta última quinta-feira (03/12) e sexta-feira (04/12), seu primeiro Censo Sorológico dos Trabalhadores da Educação Estadual. A ação ocorreu nas escolas estaduais Dylio Penedo em Jacupemba, Prof. Aparício Alvarenga em Guaraná, Monsenhor Guilherme Schmitz, De Carli, Ermentina Leal na Vila do Riacho, Caboclo Bernardo em Barra do Riacho e Primo Bitto em Coqueiral, quando foram atendidos 276 funcionários.
Essa etapa do Inquérito Sorológico Escolar tem o objetivo de estimar o percentual de servidores da área da educação infectados pelo novo Coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma das estratégias de enfrentamento e monitoramento da pandemia da Covid-19 realizada pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras municipais.
Essa iniciativa vai possibilitar uma fotografia do contágio da doença no período pré-escolar, o que permitirá o acompanhamento da evolução e o comportamento da pandemia da Covid-19, e devido as condições sanitárias, como a queda sustentada dos casos graves e dos óbitos, permitir a retomada as atividades escolares respeitando os protocolos.
Todo o material biológico que foi coletado será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), em Vitória, sendo os testes realizados e processados tanto pelo Lacen/ES, quanto pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Assim como o Inquérito, as amostras coletadas passarão por testes sorológicos pelo método de quimioluminescência (redução de luz), encaminhadas ao Lacen e realizados e processados tanto pelo Lacen quanto pela Fiocruz.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025