Município de Aracruz recebe 3422 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan
Por volta das 15h30 desta terça-feira (19/01) a secretaria de saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz recebeu seu primeiro lote das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan. Elas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde que entregou ao estado do Espírito Santo 101.320 mil doses nesta última segunda-feira (18/01). Desse montante Aracruz recebeu inicialmente 3422 unidades, das quais 2793 serão destinadas as 12 aldeias indígenas do município. As outras 629 serão repassadas aos idosos que vivem em asilos e clínicas de repouso, além dos profissionais da saúde envolvidos no combate à pandemia.
O primeiro morador de Aracruz a ser vacinado será um indígena da aldeia Piraquê-açu nesta terça-feira (19/01), às 16h30. A imunização simbólica contou com as presenças prefeito Dr. Coutinho, do vice-prefeito Beto Vieira, do vereador Vilson Jaguareté, da secretária de Saúde, Bernadete Xavier, de caciques de outras aldeias, da equipe da Coordenação de Imunização do Sesai e da prefeitura, além dos indígenas da Piraquê-Açu.
Já a vacinação contra o coronavírus em Aracruz tem início nessa quarta-feira (20/01) com os grupos prioritários. A Secretaria de Saúde Bernadete Xavier afirmou que Aracruz já está preparada e contará com a participação de 230 profissionais de saúde para distribuição das doses da vacina. “O primeiro grupo a receber a imunização serão os indígenas (exceto grávidas e lactantes), assim como os idosos que vivem em instituições de longa permanência e profissionais da linha de frente. Com a aprovação pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) do uso emergencial das vacinas Coronavac e AstraZeneca contra a Covid-19, nós nos preparamos e afirmamos que a vacina é segura e é a forma mais eficiente de combate à pandemia. Com sua proteção retomaremos a economia. O Brasil é referência em vacinas no mundo e vai continuar sendo. Estamos trabalhando pela saúde do povo aracruzense”, frisou.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho ressaltou que esse é um marco importante para o município. “Vamos com fé e esperança reverter esse cenário atual da saúde. Em um momento desafiador a aprovação da vacina traz esperança e ânimo. Mas é importante destacar que precisamos continuar nos protegendo. É fundamental seguir todos os direcionamentos informados pelo Ministério da Saúde, mas precisamos continuar nos cuidando. Não teremos vacinas suficientes para toda a população, inicialmente. Temos que manter os cuidados com a prevenção”, reforçou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano