Caranguejos são apreendidos durante os períodos da andada em Aracruz
O período de andada é conhecido como o momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalar e liberar os ovos tornando-se vulneráveis à captura. Durante este período (28 de janeiro a 03 de fevereiro e 27 de fevereiro a 05 de março/ 2021), a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) apreendeu 1.538 caranguejos da espécie uçá e guaiamum. Durante essas datas é proibido capturar, transportar, armazenar e comercializar os animais, seguindo a Portaria SEAMA/ES 022-R de 09/12/2010.
A Secretaria de Meio Ambiente informa que a captura do caranguejo é proibida nesses períodos. De acordo com o artigo 34 da Lei Federal nº 9.605, a prática da pesca em período no qual a mesma seja proibida ou em locais interditados resulta na detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Os caranguejos apreendidos durante a fiscalização, quando vivos, são soltos em seu habitat natural, e os infratores estarão sujeitos às penalidades. A fiscalização ambiental atua em plantão 24h por dia, durante o período da andada, para que os animais possam se movimentar pelo mangue sem que haja a interferência humana. Além da apreensão dos caranguejos a Semam realizou nesses períodos de andadas, 248 abordagens, apreendeu 27 armadilhas e recolheu 150 redes no mangue.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo
- Convocação Nº 054, Edital 001/2023 - SEMSA
- Convocação Nº 005, Edital 001/2025 - SEMSA
- Procon celebra 35 anos de atuação na defesa do consumidor
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo