Agricultura promove visita técnica em Conceição da Barra na área da piscicultura
Na última terça-feira (17), a gerência de pesca da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizaram uma visita técnica à Secretaria de Pesca e Aquicultura no município de Conceição da Barra. O objetivo foi levar os pescadores de Aracruz afim de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos pescadores locais e promover a troca de experiências entre os órgãos envolvidos.
Durante a visita, foram discutidas estratégias de apoio aos profissionais da pesca, bem como ações que impulsionem o desenvolvimento econômico das comunidades tradicionais que dependem da atividade. Os visitantes também puderam conhecer os programas municipais voltados para a geração de emprego e renda no setor pesqueiro e aquícola. A pesca artesanal desempenha papel fundamental na economia local. É baseada na extração de recursos naturais do ambiente aquático.
O secretário Almir Vianna destacou a importância de valorizar os trabalhadores do setor. “Precisamos investir em tecnologias e práticas que respeitem o meio ambiente e as exigências sanitárias, garantindo maior eficiência e rentabilidade ao setor. Além disso, a pesca é muito mais do que uma atividade econômica, ela faz parte da identidade cultural de muitas comunidades, sendo transmitida de geração em geração”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a sustentabilidade e o fortalecimento da atividade pesqueira no Espírito Santo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dupla Ramon e Rafael é atração confirmada no Dia do Cristão Católico em Aracruz
- Prefeitura abre inscrições para a Feirinha na segunda-feira
- 29ª Convocação - Edital Semed n.º 002/2025
- 5ª e 6ª Convocação: Edital n.º 002/2026 - SAÚDE
- Aracruz institui o Dia Municipal da Mulher Negra no calendário oficial
- 2.866 quilômetros de estradas rurais são recuperados no primeiro semestre
- Educação abre Processo Seletivo para professor e pedagogo
- Gestão amplia oportunidades de capacitação com cursos on-line
- 9º Convocação: Secretaria M. de Desenvolvimento Social n.º 001/2026
- 1ª Convocação Emergencial: Edital Semed n.º 003/2026