Agrinho 2025 é encerrado com sucesso em Aracruz

Publicado em: 30 de outubro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Agrinho 2025 é encerrado com sucesso em Aracruz

Aconteceu nesta quinta-feira (30), no Auditório do Sesc de Praia Formosa, uma grande cerimônia de encerramento e premiação dos estudantes, professores, pedagogos e coordenadores municipais do Programa Agrinho 2025. O evento contou com as presenças do vice-prefeito Beto Vieira, corpo técnico da Semed, além de representantes dos 61 municípios participantes e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/ES), da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes), do Sebrae, Sesc, Sicoob, Sistema OCB e da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag).

Em 2025 o Agrinho envolveu 76 mil alunos e cerca de 5 mil educadores inscritos, de mais de 650 escolas. Os participantes com os melhores projetos foram premiados pelo reconhecimento com dois carros zeros e duas motocicletas, além de tablets, smartphones, bicicletas e notebooks. Esse concurso foi dividido entre as modalidades Desenho e Produção Textual, somando 11 categorias em que participaram crianças de 4 a 16 anos, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O tema trabalhado nas escolas foi ‘Tecnologia que transforma o campo’, envolvendo mais de 420 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef´s) José Mambrini; Álvaro Souza; Santa Cruz, Mario Leal Silva e Marechal Costa e Silva, além dos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmei´s) Francisca Rocha, Nova Esperança e Terezinha Frigini. Durante todo ano, cada aluno pôde vivenciar momentos de intensa aprendizagem com os conteúdos aplicados.

A diretora do Cmei Francisca Rocha, Alessandra Nascimento Gama, uma das escolas contempladas, destacou como esta ação contribuiu para estimular as crianças. “Posso afirmar que o projeto proporcionou uma experiência incrível com os conhecimentos e a aprendizagem significativa, principalmente quando foi realizada a visita em uma fazenda, onde as crianças puderam ver tratores, sistema de irrigação e da colheita do café até a secagem, além da utilização de um drone pulverizador”, destacou.

Representando a Secretária da Semed Jenilza Spinassé, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Regina Ramos Azeredo, lembrou da contribuição que o programa levou às escolas de Aracruz. “Nós presenciamos uma verdadeira formação dessas novas gerações. Neste ano, nossas crianças puderam desenvolver ações educativas com empreendedorismo e vistas à melhoria da qualidade de vida, o que as deixou mais engajadas para fomentar o desenvolvimento de suas comunidades rurais”, disse.

Durante o evento, o público que lotou o auditório acompanhou uma grande peça teatral com o espetáculo 'O Mágico de Oz'. Em seguida, estudantes, professores, pedagogos e coordenadores municipais subiram ao palco e receberam suas merecidas premiações. Para o vice-prefeito Beto Vieira, o tema deste ano foi algo fundamental, levando em consideração a dimensão área rural do município, e sua importância na agricultura. “Foi muito gratificante poder participar dessa cerimônia de encerramento e de premiação do Programa Agrinho 2025. Neste ano, nossos estudantes puderam trabalhar com um tema muito importante, que é a tecnologia que transforma o campo. Fiquei muito feliz em ver como nossos alunos se entusiasmaram com o programa. Vejo que estamos no caminho certo. Vivemos em uma cidade com agricultura riquíssima, e nada mais justo do que trabalhar esse tema em nossas escolas. Queria também agradecer em nome de nosso prefeito Dr. Coutinho essa parceria com o Senar-ES, que, sem dúvida, está trazendo muitos frutos, e a todos os profissionais da secretaria de educação que possibilitaram o desenvolvimento dessas ações”, completou.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: