Alunos da Emef Placidino Passos entregam carta de agradecimento ao prefeito Dr. Coutinho
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia da secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (31), os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Emef Placidino Passos Gabriel Pierre, 12 anos, e Heloyza Helena, 13 anos, além da pedagoga Maria Tonon e da diretora Regina Célia.
No encontro os alunos entregaram nas mãos do chefe do Executivo uma carta de agradecimento pelos esforços de sua gestão em otimizar o saneamento básico, além de pedi-lo que o governo continue investindo até que o município consiga atingir o marco regulatório, universalizando esses serviços e garantindo que 99% da população tenha acesso a abastecimento de água e 90% a coleta e tratamento de esgoto.
"Produzimos essa carta nas aulas de ciência, tendo como tema central o ranking de saneamento básico da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Como nossas notas foram as maiores das turmas, fomos os escolhidos para fazer essa visita ao prefeito para entregá-lo a carta. Hoje, segundo esse ranking, Aracruz está entre as dez cidades do estado com maior cobertura de saneamento, o que é muito bom. Sabemos que a cidade pode melhorar ainda mais e, por isso, também viemos pedir que os serviços voltados para essa causa não parem”, destacaram Gabriel e Heloyza.
A pedagoga Maria Tonon e a diretora Regina Célia explicaram como foi feito o levantamento das informações pelos alunos. “Esta é a primeira vez que nossa escola promove essa ação. Eles escreveram uma carta muito bonita, e para isso tiveram que fazer um trabalho de pesquisa em campo, baseado no documento do ranking da Abes, que leva em consideração a coleta e o tratamento do esgoto, além da coleta dos resíduos sólidos. Essa pesquisa foi feita em mais de 1600 cidades do país”, disseram.
A secretária Jenilza Spinassé elogiou o desempenho dos dois alunos. “Parabéns pelo trabalho de vocês. Aracruz precisa de alunos com essa preocupação e com essa mentalidade. Se todos estiverem incumbidos em participar dessa maneira, nossa cidade só tem a ganhar, porque, com o saneamento, todos ajudam a preservar o meio ambiente, além de promover a saúde”.
O prefeito Dr. Coutinho leu a carta na íntegra, agradeceu a visita dos alunos e afirmou estar muito emocionado com o presente. “É com grande entusiasmo e felicidade que eu recebo vocês em meu gabinete. Estamos trabalhando para poder universalizar o tratamento de esgoto em toda nossa cidade, chegando a 95% de cobertura. Já iniciamos a obra do valão, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul e, agora, vamos licitar a ETE de Jacupemba. Após concluídas as obras elevaremos de 33% a 95% o percentual de esgoto tratado em Aracruz”, falou.
(CLIQUE AQUI) e acesse a carta

Compartilhe essa notícia:
Anexos:
Últimas notícias
- Prefeitura e Caixa alinham ações para fortalecer o Trabalho Social no Residencial Barra do Riacho
- 27ª ExpoAracruz: Resultado - Camarote do Show
- 27ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 003/2026
- 27ª ExpoAracruz: Alteração do Cronograma
- 27ª ExpoAracruz: Orientações - Documentos
- 27ª ExpoAracruz: Lista de Inscritos no Edital n.º 005/2026
- Defesa Civil de Aracruz reforça monitoramento e prevenção durante o El Niño
- Semds divulga resultado da Chamada Pública Nº 001/2026 do Programa Compra Direta de Alimentos – CDA
- Nova sede da Emef Bárula Neves dos Santos vai ampliar oferta de vagas com investimento de R$ 15 milhões