Aracruz avança na municipalização do trânsito com celebração de Convênio com o Detran

O município de Aracruz deu mais um passo significativo para garantir a segurança e a fluidez do trânsito com a formalização do Convênio Nº 005/2025, celebrado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Prefeitura. Esse acordo, que traz uma integração e cooperação técnica entre as duas instituições, permite ao município acesso ao banco de dados de veículos e condutores, oferecendo as ferramentas necessárias para que Aracruz possa atuar de forma plena e eficaz na segurança viária.
Através dessa parceria, o município passa a ter autonomia para agir em três pilares fundamentais para a segurança no trânsito: engenharia, fiscalização e educação no trânsito. O objetivo é garantir que as vias urbanas do município se tornem mais seguras, com foco na prevenção e redução dos acidentes de trânsito, proporcionando um ambiente mais seguro para todos que utilizam as estradas da cidade.
Na Engenharia de Trânsito, o município poderá planejar e executar as devidas melhorias nas vias, com a instalação de sinalização mais eficiente, a criação de novos projetos viários e a revitalização das vias existentes, garantindo a integridade de motoristas, pedestres e ciclistas. Já a fiscalização poderá ser intensificada com a instalação de novos semáforos, radares e câmeras de monitoramento. A utilização de tecnologias modernas permitirá a atuação de forma mais eficaz, prevenindo infrações e evitando acidentes. O município poderá, ainda, investir em campanhas educativas que sensibilizem os motoristas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro.
"Eu vejo com bons olhos essa mudança, afinal, temos alguns pontos que precisam de melhor atenção. Mas, tudo isso precisa começar por nós mesmos para que o trânsito tenha melhor fluidez e sem ocorrências. Cada um precisa fazer a sua parte para que a cidade se torne mais segura para todos. Motoristas devem respeitar as sinalizações, evitar conversões proibidas e não infringir as leis de trânsito. Já nós, pedestres, também precisamos ter mais cuidado, atravessar nas faixas e sempre prestar atenção ao atravessar a rua, principalmente em locais de grande movimento. Dessa forma, teremos uma cidade mais tranquila para transitar e uma cidade mais organizada”, disse Paula Silva, moradora do bairro Jequitibá.
O secretário de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Paulo Neres, destacou a importância do convênio e as ações concretas que serão realizadas para transformar a mobilidade urbana. “Esse é um marco na nossa gestão do trânsito. Agora poderemos criar um planejamento mais preciso e eficiente, melhorar a infraestrutura viária e construir novos projetos viários para aliviar os pontos de congestionamento, dentre outros. O nosso objetivo é garantir que a mobilidade seja mais segura, ágil e acessível para todos”, disse.
Já o prefeito Dr. Coutinho falou com entusiasmo sobre o impacto da municipalização do trânsito e da parceria com o Detran. “Estamos dando um passo fundamental para tornar Aracruz uma cidade mais segura, organizada e acessível para todos. A municipalização do trânsito é mais do que uma mudança administrativa; é uma resposta direta às necessidades da nossa comunidade, que busca mais segurança, eficiência e respeito no dia a dia. Como gestor, meu maior compromisso é com as pessoas. Faremos essa gestão do tráfego com responsabilidade, garantindo que nossas vias sejam seguras e mais planejadas”, afirmou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- PDM: divulgada as datas dos fóruns que acontecem na próxima semana
- Curso “Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade - Água, Esgotamento Sanitário e Infraestrutura nas escolas em áreas rurais” é lançado em videoconferência
- Final de semana de aprendizado e diversão para os aracruzenses
- Capacitação sobre LGPD fortalece práticas de transparência e ética na gestão pública
- Estudantes atletas se destacam pela dedicação e comprometimento na 26ª Edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema)
- Residencial Barra do Riacho: imóveis do programa habitacional não podem ser vendidos, trocados, alugados ou emprestados
- Dia das Crianças será comemorado em grande estilo na Praça da Paz no dia 12 de outubro
- Campanha “Não dê dinheiro, dê cidadania” reforça compromisso com a dignidade humana e o enfrentamento à mendicância
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 18ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização