Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM

Publicado em: 18 de setembro de 2025
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Comunicação
Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM

Nesta quarta-feira (17), aconteceu a primeira Audiência Pública sobre a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). A reunião aconteceu no auditório do Ifes - Campus Aracruz e reuniu moradores, representantes de entidades, instituições e movimentos sociais. Para esse primeiro momento, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdur) apresentou as etapas que compõem todo o processo de atualização do documento e o cronograma a ser seguido. 

Na ocasião, os participantes também participaram de uma palestra ministrada pela arquiteta e urbanista Letícia Tabach, coordenadora do projeto Conecta Turismo, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Fundação de Amparo a Pesquisa do ES (Fapes). Durante a apresentação, foram debatidos temas relevantes que serviram como referência para orientar a participação dos presentes, incentivando contribuições positivas e alinhadas às necessidades da cidade no projeto de revisão. 

De acordo com a secretária da pasta, Laryssa Baroni, o PDM olha para cada região da cidade de acordo com suas necessidades. “Muitas vezes, o problema que acontece no bairro Jequitibá, por exemplo, não é o mesmo que acontece no Jardins e a revisão do documento vem para enxergarmos essas diferenças e, de acordo com os meios, melhorar a qualidade de vida dos moradores”, disse. 

Para que essa atualização seja efetiva, é fundamental a participação ativa da população nos fóruns e audiências públicas. O envolvimento da sociedade é um direito e um dever, indispensável para assegurar que o planejamento urbano responda às necessidades reais da cidade e promova um desenvolvimento sustentável, inclusivo e democrático. 

“Precisamos ouvir a todos. É por meio desse diálogo que construiremos um plano humanizado, capaz de atender às necessidades de toda a cidade. Por isso, reforçamos a importância da participação da sociedade nesse processo”, destacou Laryssa Baroni.

Durante a audiência, também foi apresentado o site oficial do PDM, que oferece um canal direto para que a população envie suas contribuições e participe ativamente da construção do futuro de Aracruz. Conheça o site CLICANDO AQUI

“Hoje é um marco importante para nossa cidade, pois damos início à revisão do Plano Diretor Municipal, um instrumento que vai orientar nosso crescimento, a organização do espaço urbano, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento econômico sustentável. Não se trata apenas de ajustes técnicos, mas da construção da cidade que queremos: uma Aracruz que cresce, avança, produz e inclui. O Plano Diretor é mais que um documento, é o caminho para garantir qualidade de vida, justiça ambiental, mobilidade, habitação digna e um futuro sustentável para todos os aracruzenses”, pontuou o prefeito Dr. Coutinho. 

A revisão do Plano Diretor Municipal é um processo obrigatório por lei e, em Aracruz, deve ser realizada a cada cinco anos, conforme a legislação vigente. O primeiro PDM foi elaborado em 2008, e a última revisão ocorreu em 2020.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: