Aracruz inicia serviços de castração gratuita em animais

O aguardado Programa de Castração de Cães e Gatos de Aracruz, conhecido como CastrAra, está em ação, iniciando suas atividades de castração amanhã, dia 5 de março de 2024. O programa visa controlar a população animal e promover o bem-estar dos bichinhos da cidade.
Com base no Decreto N.º 44.029, de 28/04/2023, o CastrAra oferecerá 18 procedimentos de castração por semana, distribuídos em seis animais diários, ao longo de segunda, terça e quartas-feiras. A iniciativa não só contempla os protetores já cadastrados, que atenderam aos requisitos exigidos, mas também reserva vagas para cães que sãos recolhidos das ruas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mitigando os riscos de agressão às pessoas.
Para fazer parte do CastrAra, é imprescindível ser um protetor independente, residente de Aracruz e possuir no mínimo cinco animais (entre cães e gatos). Após a confirmação da elegibilidade, os protetores passarão por uma palestra de capacitação antes de encaminhar seus animais para o procedimento cirúrgico e posterior devolução.
Com essa iniciativa, Aracruz dá um passo importante na proteção animal e na promoção de uma convivência harmoniosa entre seres humanos e animais de estimação.
Segue algumas dicas pré-operatórias:
1. Certifique-se de levar os animais limpos para o ponto de encontro.
2. Adquira os cones para os machos e entregue junto com o animal.
3. Observar um jejum alimentar de 8 horas antes do procedimento (água à vontade).
4. Os exames serão realizados no local.
5. Todos os animais devem estar vacinados, no mínimo, 10 dias antes do procedimento (contra raiva e virose).
6. O horário de recolhimento será definido no grupo do WhatsApp, pelo número (27) 99771-4462, com pontos de encontro específicos em cada bairro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cerimônia marca a conclusão e certificação dos estudantes do curso preparatório Rumo ao Sucesso
- 2º Encontro “Ação pela Alfabetização” reforça compromisso com a qualidade da educação em Aracruz
- Cordial atualiza horários de duas linhas viárias
- Convocação Nº 008, Edital 001/2025 - SEMSA
- Educação informa que professores da Rede Municipal de Ensino já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB)
- Seminário de pais no Cmei Chapeuzinho Vermelho traz inspiração para alinhar o desenvolvimento infantil ao currículo
- Desenvolvimento Social realiza ação de conscientização sobre pessoas em situação de rua
- História de superação emociona servidoras em evento do Outubro Rosa
- Atenção, servidor! Prefeitura antecipa ponto facultativo do Dia do Servidor para o dia 27
- Professores da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene