Aracruz participa da Jornada do Regime de Colaboração

Publicado em: 14 de dezembro de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: SECOM
Aracruz participa da Jornada do Regime de Colaboração

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14),  em Domingos Martins, da Jornada do Regime de Colaboração. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) - Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Com o tema central: “Quando a matéria é educação de qualidade, todos nós temos que fazer o dever de casa”, a jornada teve a participação de vários dirigentes municipais do estado, que foram recepcionados por autoridades da área como: o secretário da Sedu, Vitor de Ângelo; a Subsecretária de Estado de Articulação Educacional (Seae), Darcila Castro; o Gerente de Regime de Colaboração (Gerco/Sedu), Saulo Andreon, o Assessor do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), Gledson Figueiredo e o Presidente da Undime/ES, Vilmar Lugão.

A primeira palestra foi proferida pelo Secretário de Educação do município de Cruz (CE), Rai Mota, que falou sobre planejamento estratégico. Em seguida, a ativista da Educação para as Relações Étnico-raciais, e Mestra em Educação pela UFES, Lillyan Bruno, apresentou o tema “Reflorestamentes”. O primeiro dia também contou com uma Mesa de autoridades que debateram o ICMS Educacional, além de outras palestras.

A secretária da Semed, Jenilza Spinassé, que representou o município nesta jornada, comentou sobre o conteúdo apresentado aos participantes. “Foram dois dias de muito aprendizado. Recebemos esse convite do estado, e como também temos esse compromisso, comparecemos, pois acreditamos que todas as cidades do Espírito Santo, unidas nessa causa, nós certamente alcançaremos melhores resultados para a aprendizagem”, disse.

A Jornada do Regime de Colaboração teve frases como: “Toda criança pode aprender a ler e a escrever” e “A alfabetização na idade certa é direito de nossas crianças e responsabilidade de todos nós”. “Nós recebemos um belo material didático do Paes e Undime, com cadernos e apostilas com importantes conceitos e explicações, como a gerência do regime de colaboração, um compromisso nacional para garantir o direito à alfabetização de nossas crianças”, completou Jenilza.

Compartilhe em suas redes sociais: