Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22 de novembro de 2024
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Renato Lana
Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta terça-feira (19), no auditório do SESI/SENAI de Aracruz o World Café: uma conversa que gera mudanças, com o tema “Café, sessão de boas práticas e plenária de boas práticas”. O evento foi uma realização do Espírito Santo em Ação e contou com a participação das equipes da secretaria de Educação de Aracruz e Linhares, objetivando a promoção de um diálogo com as escolas de Educação Integral em Tempo Integral de ambos os municípios, que fizeram apresentações de práticas exitosas já desenvolvidas.

Estiveram presentes a secretária de educação Jenilza Spinassé, a Coordenadora de Educação do Espírito Santo em Ação Poliana Aroeira a Supervisora da Educação Integral em Tempo Integral Ayone Sossai. A secretária Jenilza deu as boas vindas aos participantes, destacando a importância de momentos que propiciam a troca de experiências.

“Nós já temos uma parceria estabelecida com Linhares em ações que também envolvem as escolas de Tempo Integral. Posso afirmar que a educação em tempo integral é o caminho para transformar a vida de nossos estudantes, e vocês têm essa responsabilidade nas mãos. A assessoria do ES em Ação faz a diferença nesse processo de monitoramento, nos ajudando a encontrar caminhos e possibilidades, e o World Café nos permite ver que essas práticas têm favorecido a acrescentar nesse trabalho. Que todos nós possamos sair daqui mais fortalecidos e conscientes de que temos um tempo a mais com esses alunos na escola, e precisamos ter resultados de aprendizagem ainda melhores”, ressaltou.

A Coordenadora de Educação do Espírito Santo em Ação Poliana Aroeira explicou porque essa parceria vem dando certo. “Essa é uma parceria que está dando muito certo, pois compartilhamos do mesmo sentimento. Aracruz já avançou muito nessa questão, e por acreditarmos no Tempo Integral, defendemos esse sistema e modelo de educação. Temos que avançar e pensar em cada aluno, além do que podemos trazer de melhoria para as equipes e escolas”, disse.

Atualmente Aracruz conta com quatro escolas de tempo integral, as EMEFTI Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá e EMEFTI Professora Maria Luiza Devens, no Bela Vista, além do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos, em Santa Rosa e a EMEFTI Eurípedes Nunes Loureiro, bairro Itaputera. A previsão é que para o próximo ano, outras três escolas também façam parte desse sistema de ensino.

Durante o World Café, representantes de cada escola fizeram suas apresentações. Segundo a Gestora Elloara Azevedo Diniz, da EMEFTI Profª Maria Luiza Devens, o momento foi de grande importância para a troca de experiências que estão sendo bem-sucedidas em cada contexto escolar.

“Nossa escola apresentou três boas práticas, destacando uma relacionada ao grande desafio de aumentar a participação dos pais, com o projeto ‘Sou Feita de Retalhos e Memórias’, desenvolvido justamente para aproximá-los da escola, que além de assistirem às apresentações dos estudantes, se envolveram ativamente, criando juntos algo especial e significativo. Cada família recebeu um pedaço de tecido para criar um desenho que representasse uma memória especial, e esses retalhos foram unidos para formar uma grande toalha de piquenique da turma”, disse.

Essas práticas foram realizadas ao longo do ano e demonstraram sua importância para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos nossos estudantes.

Compartilhe em suas redes sociais: