Aracruz participa do XIII Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou nesta quarta-feira (3), no Ifes de Nova Venécia, do XIII Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial. O evento, que foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), teve como pauta, o panorama da educação especial aos olhos do Ministério Público (MP) e casos que chegam à Promotoria de Justiça.
Colaboraram neste encontro os promotores de justiça, Dr. Lélio Marcarani (Nova Venécia) e a Dra. Maria Cristina Rocha Pimentel, dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação de Políticas de Educação (CAOPE). Durante o evento foi feita a leitura, revisão e debate da Minuta das Diretrizes. Na ocasião, cada cidade participante nesse Grupo de Trabalho apresentou suas colocações para serem sugeridas no documento a ser finalizado.
“Foi um momento de relevantes contribuições e reflexões sobre este documento que vem sendo elaborado por uma equipe engajada com a Educação Especial, e que acredita na inclusão. Ao ser concluído, ele será um importante suporte para a organização desse segmento nos municípios, com um acompanhamento mais qualificado, possibilitando maior uniformidade nos assuntos em torno desse tema”, explicou Andresa Angela Pandolffi Santos, Coordenadora do setor de educação especial.
O professor Sérgio Azevedo, presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracruz, passou a integrar esse GT e destacou a importância do trabalho. “A Educação Especial é hoje um dos temas mais discutidos dentro do contexto educacional. Um tema que necessita ser trabalhado sob vários olhares. O documento, que ora está sendo elaborado, por muitas mãos e de forma absolutamente responsável, precisa refletir e dar respostas aos anseios do segmento da Educação Especial, aos entes municipais, aos pais e, ainda, ser documento referência que possa auxiliar nas análises futuras de questões oferecidas ao julgamento do Ministério Público. O Conselho de Educação não poderia furtar-se em oferecer a sua contribuição”, disse.
A Undime
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF. Como seu tema é educação pública, ela está sempre presente na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz.
Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora