Aracruz realiza 15ª Conferência Municipal de Assistência Social com diálogo e compromisso com os direitos sociais

Um dia marcado pela escuta e pela reafirmação do compromisso com a construção de uma sociedade mais justa. Assim foi a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Aracruz, realizada nesta quarta-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal, reunindo profissionais, gestores, usuários e representantes da sociedade civil em um ambiente acolhedor e participativo.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) e teve como objetivo principal avaliar, propor e fortalecer as políticas públicas de assistência social no município, a partir da escuta ativa da população.
A programação da Conferência contou com momentos marcantes, como a apresentação emocionante do grupo Canto Coral, composto pelas crianças do Projeto Girassol, e do grupo teatral Trupe Belas Flores, do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), que arrancaram aplausos e emocionaram o público presente. Palestras e demais atividades completaram a agenda, promovendo um intercâmbio de ideias e experiências.
Entre os destaques do evento, a participação ativa dos usuários dos serviços socioassistenciais mostrou a força e a importância da política pública na vida das pessoas. Oziliadora Toffoli Pedrini, representando os usuários do SUAS, falou com orgulho sobre a transformação que viveu. “Eu quero agradecer a todos os envolvidos por nos proporcionarem coisas boas dentro da assistência. Sou prova viva de que o SUAS não é só um sistema. É acolhimento, é cuidado, é olhar para o ser humano com dignidade. Estar aqui hoje, podendo falar e ser ouvida, me faz sentir valorizada”.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe, reforçou a importância da escuta coletiva como pilar da política pública. “A conferência é um momento de construção conjunta. Aqui, a técnica e a vivência se encontram para pensar soluções reais. Nosso compromisso é com uma política que escuta, protege e transforma vidas. Estamos avançando e isso é notório. Momentos como esses nos ajudam a promover, de fato, uma assistência cada vez melhor”.
Já a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, que também palestrou, destacou a relevância do momento para o fortalecimento das ações em todo o Espírito Santo. “O SUAS só existe com a participação de todos. Aracruz está avançando nesse quesito. Sabemos que os desafios são muitos, mas ouvir as demandas e propor soluções em conjunto é o que faz dessa política uma ferramenta de transformação social.”
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eni Martins, “a Conferência é mais que um evento, é um ato de cidadania. Estamos falando de direitos. O controle social se faz assim, com escuta, com debate e com propostas que saem da base. É gratificante ver a força da nossa rede reunida por um objetivo comum.”
O prefeito Dr. Coutinho reafirmou o compromisso da gestão municipal com os direitos sociais. “A política de assistência social é o coração de uma gestão humana. É onde conseguimos olhar para quem mais precisa com sensibilidade e respeito. O SUAS é uma conquista que precisa ser defendida todos os dias, e é isso que estamos fazendo aqui. E é assim que temos trabalhado, com responsabilidade, coração e olhos no futuro. Cada equipamento público, cada família assistida, cada vida impactada pela assistência social é um testemunho vivo de que estamos presentes, garantindo direitos e reafirmando valores”.
Agora, as propostas elaboradas coletivamente, seguirão para as etapas estadual, fortalecendo ainda mais o Sistema Único de Assistência Social e a rede de proteção em Aracruz.
Também participaram do evento vereadores, secretários municipais, projetos sociais e sociedade civil organizada.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Famílias rurais ganham mais segurança com nova barragem em Guaraná
- Aracruz recebe etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Enduro com destaques do município
- Expo Aracruz: Prefeitura publica o Informativo 004 que altera o cronograma de datas
- Educação realiza visita técnica nas cidades de Campinas e Porangaba para conhecer plataforma de gestão do transporte escolar
- Horário estendido amplia acesso a atendimentos odontológicos no Complexo de Saúde
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a junho
- Conferência das Cidades de Aracruz é validada pelo Estado e avança para etapa estadual
- Procuradoria-Geral inicia contato direto com cidadão para negociar débitos municipais
- Expo Aracruz 2025: Prepare o chapéu, a bota e a fivela e venha viver uma experiência incrível que prefeitura preparou para você
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em 2025