Aracruz realiza o 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários na Aldeia Córrego do Ouro
O último sábado (11) foi de muito aprendizado e troca de experiências para os participantes do 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários, realizado na Aldeia Córrego do Ouro. Promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap), em parceria com a Associação Indígena Tupiniquim de Comboios (AITC), a iniciativa reuniu produtores, técnicos, lideranças indígenas e representantes de instituições parceiras.
A novidade do evento, foi que, pela primeira vez em Aracruz, uma aldeia indígena sediou um Dia de Campo. O objetivo do evento foi de promover o compartilhamento de conhecimentos e o aprimoramento das práticas de cultivo do café conilon, uma das principais culturas agrícolas da região, realizada pelos povos originários. Um importante passo no fortalecimento da agricultura indígena e na valorização das comunidades produtoras.
“A ideia de realizar o Dia de Campo em uma aldeia indígena foi de destacar que os povos indígenas sabem produzir e produzem com sustentabilidade. Além de ser uma excelente oportunidade de conhecermos o potencial das terras indígenas, de socializar com outras aldeias o sucesso que vem sendo alcançado em Córrego do Ouro e de pensar na possibilidade de replicar essas experiências em outras comunidades e terras não indígenas”, destacou Almir Vianna, secretário de Agricultura de Aracruz.
A programação teve início com a palestra “Cenário do Café Conilon na terra indígena Comboios”. Após o momento de aprendizado teórico, os participantes seguiram para as atividades práticas em campo, divididas em quatro estações temáticas, onde foram abordados temas voltados para a importância de polinizadores na cafeicultura, o uso de EPI na cafeicultura, pulverização com drones e o uso do mulching na cafeicultura.
“Foi uma honra e alegria recebermos todos em nossa comunidade. Este evento trouxe mais visibilidade às atividades que desenvolvemos aqui e mostrou que o que produzimos pode servir de exemplo e inspiração para outras propriedades. Seguimos firmes, com o esforço da nossa gente e o apoio das autoridades, fortalecendo cada vez mais o nosso trabalho”, destacou Josinaldo Coutinho, presidente da Associação Indígena Tupiniquim de Comboios (AITC).
A secretaria de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho, enfatizou que administração vem desenvolvendo ações para fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão dos povos indígenas. “Cada secretaria tem refletido de que forma pode contribuir para apoiar e desenvolver as comunidades indígenas, de acordo com suas especificidades e potencialidades. A realização deste Dia de Campo é um exemplo concreto desse compromisso, integrando as ações planejadas e reforçando a importância da participação e do protagonismo indígena no desenvolvimento sustentável de Aracruz”, disse.
Para o prefeito Dr. Coutinho, a realização do Dia de Campo reforça o compromisso da gestão em apoiar e fortalecer a agricultura nas comunidades indígenas. “Os povos originários têm um papel fundamental no desenvolvimento sustentável de Aracruz, e reconhecer essa importância é valorizar nossa história, nossa cultura e o futuro que queremos construir juntos”, finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Intercâmbio Cultural e Linguístico marca encontro entre estudantes com deficiência auditiva (DA) e surdez
- Aracruz abre inscrições para castração e vacinação com a Carreta do Pet Vida
- Ouvidoria-geral apresenta Rede Municipal de Ouvidoria e Transparência no 1º Fórum de Ouvidorias do Espírito Santo
- Escola "Placidino Passos" convida demais escolas para prestigiar a Exposição Artística dos estudantes dos 9º anos
- Aracruz nosso povo, nossa história, nossa cultura: Cmei Crescer intensifica o conhecimento das culturas afro-brasileira, indígena e italiana
- Educação divulga edital de Processo de Seleção de estudantes e suplentes para o Curso de Especialização em ESG, Sustentabilidade e Descarbonização
- Aracruz recebe Carreta Pet Vida entre os dias 21 a 25
- I Marcha Ubuntu celebra o Dia da Consciência Negra e reforça que “nossa ancestralidade é potência”
- Diretores Escolares da Rede Municipal de Ensino são homenageados em data celebrativa
- Salas de Vacinação terão horário estendido durante o período de rematrícula escolar