Aracruz se destaca em evento do UNICEF que debateu a recomposição das aprendizagens, as ações e os desafios da educação básica

Publicado em: 31 de março de 2023
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: SEMED/Divulgação
Aracruz se destaca em evento do UNICEF que debateu a recomposição das aprendizagens, as ações e os desafios da educação básica

Aconteceu nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), no Hotel St. Paul Plaza, em Brasília, o Workshop "Recomposição das aprendizagens: ações e desafios da educação básica", um evento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio do Itaú Social. O município de Aracruz participou da Programação do evento, sendo representado pela secretaria de Educação (SEMED), que apresentou o projeto de recomposição das aprendizagens: “Ajustando Saberes”, da Rede Municipal de Ensino.

Após a pandemia, a realização de workshop se ampliou, tendo o objetivo de mapear estudos e experiências bem-sucedidas, em relação à recomposição das aprendizagens, como o "Ajustando Saberes", que pôde servir de exemplo e inspiração para as redes públicas de todo o Brasil. O UNICEF entende que "essas ações devem ser uma prioridade dos governos, da sociedade civil organizada, além de toda comunidade escolar, que direta ou indiretamente, estão envolvidos com a educação, apoiando ou desenvolvendo estratégias de mitigação das perdas educacionais, no que se refere aos processos de leitura e escrita nos anos iniciais e finais do ensino fundamental".

A Secretária da SEMED, Jenilza Spinassé, fez sua apresentação nesta sexta-feira (31), no Painel 3 do Workshop, que tratou dos desafios e ações dos diferentes níveis de gestão do sistema educacional para a recomposição das aprendizagens. "Nossa participação foi muito importante. Estamos levando para Aracruz muitas experiências exitosas e práticas possíveis de serem colocadas em ação. Existe o reconhecimento por todo país de que precisamos ter uma política definida pelo Ministério da Educação em relação à recomposição da aprendizagem, dado todo esse tempo que os estudantes ficaram fora da escola por causa da pandemia. E para isso, será necessário estruturar um trabalho voltado para avaliações diagnósticas e para um novo currículo que dê condições de recompor aquilo que o aluno não obteve, além dos formatos das formações dos professores. Posso afirmar que tivemos aqui em Brasília um trabalho intenso, muito rico e produtivo", pontuou.

Ainda de acordo com a secretária da SEMED, o "Ajustando Saberes" despertou muito interesse durante sua apresentação. "Nosso projeto despertou muito interesse por parte das pessoas que participaram do workshop. Eles nos pediram contatos e informações mais detalhadas, porque reconheceram que se trata de uma ação que vem com o objetivo de recompor a aprendizagem", destacou.

Antes de ser selecionado e convidado pelo UNICEF a ser apresentado em Brasília, o "Ajustando Saberes" passou por uma consultoria e capacitação ofertada pela Comunidade Educativa (CEDAC), do Programa Suzano de Educação (PSE). Ele é desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, oportunizando aulas de reforço escolar no turno ou contraturno das aulas, como forma de garantir espaço/tempo específico para atendimento aos estudantes que apresentam defasagem idade/ano ou em relação às habilidades previstas para a etapa letiva.

Durante a Programação do Workshop também foram discutidos importantes temas relacionados aos cenários, tendências e evidências da recomposição das aprendizagens na América Latina e Caribe; às pesquisas e evidências brasileiras sobre recomposição da aprendizagem; aos estudos e reflexões sobre a recomposição das aprendizagens: o olhar para a alfabetização; à aprendizagem na Educação Infantil e Pandemia; além de relatos de experiências, ações e materiais desenvolvidos para recomposição das aprendizagens.

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