Aracruz sedia o 1º Encontro Capixaba de Sistemas Agroflorestais
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia do secretário de Meio Ambiente (Semam) Aladim Cerqueira, participou na manhã desta terça-feira (18), no Auditório do Sesc, em Praia Formosa, da cerimônia de abertura do 1º Encontro Capixaba de Sistemas Agroflorestais. O evento, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) – Região Sudeste – em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) – objetiva promover e fortalecer os sistemas agroflorestais por meio da difusão de tecnologias que possam contribuir para o desenvolvimento rural sustentável.
A cerimônia de abertura contou com as participações do Presidente da Sociedade Brasileira de SFA, Marcelo Francia Arco-Verde, do Diretor-Presidente do INCAPER, Lázaro Samir, do Presidente do Conselho Regional de Engenheiros Agrônomos, Jorge Silva, do Gerente de Pesquisa da FAPES, Edinir Pinheiro Fialho, dos representantes do SENAR/ES, Murilo Pedroni, Instituto Peroá, Márcio Henrique Américo, e demais autoridades.
As ações do 1º Encontro Capixaba de Sistemas Agroflorestais acontecem em período integral até esta quinta-feira (20), em caráter regional, e vêm para proporcionar um espaço de integração interinstitucional e de ampla participação dos setores envolvidos para estreitar as relações entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos, estudantes, professores e áreas afins. Ele funciona como uma porta de entrada para o XIII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, cuja realização está prevista para acontecer em dezembro de 2023, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
O Presidente da Sociedade Brasileira de SFA, Marcelo Francia Arco-Verde abriu as falas das autoridades enfatizando o fomento das tecnologias agroflorestais. “É uma grande satisfação ver esse auditório cheio, porque estamos trabalhando em algo desafiador. Precisamos enaltecer cada vez mais a tecnologia agroflorestal, que atenderá o agricultor no cumprimento da legislação, sendo nas áreas de preservação permanente, de reserva legal ou de produção. Ou seja, esperamos que o agricultor não assuma todos os custos ao atender às legalidades, e gere receitas”, disse.
Em seguida, o Diretor-Presidente do INCAPER, Lázaro Samir, falou que o encontro é uma grande oportunidade para o crescimento e desenvolvimento sustentável. “Este evento nos traz uma energia muito positiva de promoção da vida, que nos permite crescer, desenvolver e criar algo diferente e de forma sustentável. Queria agradecer ao prefeito Dr. Coutinho e a todos presentes por nos receber em Aracruz. Parabéns pelo evento”, enfatizou.
Um importante caminho para a sustentabilidade da agricultura
Em seu pronunciamento, o secretário da Semam, Aladim Cerqueira, considerou a realização do 1º Encontro Capixaba de Sistemas Agroflorestais em Aracruz, como um momento fundamental para a valorização da agricultura do município.
“Posso dizer que esse encontro é um caminho muito importante para que nossa agricultura seja cada vez mais sustentável. Acreditamos muito no potencial que as agroflorestas têm em nossa cidade, que historicamente tem uma base na monocultura do eucalipto. Porém, precisamos pensar em um desenvolvimento diferente, dentro desse potencial das agroflorestas. Essa é uma de nossas agendas, como o projeto Reflorestar e os incentivos para a geração de renda nas propriedades rurais, pois as imposições que são colocadas ao produtor muitas veze não dão certo”, explicou.
Ainda de acordo com Aladim, muitos bons trabalhos têm acontecido no município. “São vários sistemas agroflorestais sendo implementados em parcerias com a Suzano e Instituto Peroá, por exemplo, além da mobilização de produtores rurais. Também somos o único município com índios aldeados, sendo que um terço do território é de reserva indígena, por isso não temos outro caminho para o desenvolvimento, a não ser por meio das agroflorestas”, destacou.
Finalizando as falas das autoridades, o prefeito Dr. Coutinho agradeceu a oportunidade de sediar o encontro. “Queira dizer que é uma honra para a gente ter vocês em Aracruz. O sistema agroflorestal é uma atividade que tem um potencial muito grande para nossa cidade, visando a preservação dos recursos naturais, do crescimento econômico e da garantia dos recursos sustentáveis para nossa terra. Sei que o conhecimento de todos aqui pode agregar grande valor ambiental”, pontuou.
O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para falar das conquistas em Aracruz, com o apoio de projetos de seu governo. “Com o apoio da prefeitura, nossos produtores rurais têm sido beneficiados com o plantio de mudas de cacau, o que tem agregado renda a muitas famílias. Além disso, também nos destacamos no plantio do palmito, da Jussara, da Aroeira e da Sapucaia, o que tem melhorado a qualidade ambiental dos espaços indígenas. Essa programação irá ofertar a vocês a oportunidade de agregar conhecimento com grandes profissionais. Que no próximo ano vocês possam estar aqui de novo”, finalizou.
(CLIQUE AQUI) e confira a programação completa.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica