Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)

Publicado em: 01 de outubro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Aracruz sedia o Encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR N3)

Aconteceu na manhã e tarde desta terça-feira (30), na FAACZ, bairro Vila Rica, outro encontro do Núcleo Regional do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Nupaes) e Sistemática de Acompanhamento e Avaliação de Resultados (SAAR). O evento contou com as participações dos municípios da Superintendência Regional de Educação (SRE), Sooretama, Rio Bananal, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz e Linhares, e destinou-se à análise da estratégia para a SAAR com as equipes gestoras das Secretarias Municipais de Educação.

Na ocasião foram utilizadas metodologias inspiradas nos conselhos de classe, em que cada município analisa o seu grupo de escolas como se fossem os "estudantes" sob sua responsabilidade. A análise gerou em torno dos resultados da formativa II do SAEV e avaliação em fluência (CAED) das escolas participantes do ciclo de gestão.

O chamado ‘Ciclo de Gestão da Educação’ envolve diversas etapas que orientam as práticas pedagógicas e administrativas das redes de ensino, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Dentro desse ciclo, a SAAR tem se destacado como uma ferramenta fundamental para fortalecer a gestão pedagógica com foco em resultados.

Trata-se de uma metodologia que articula três dimensões essenciais do processo educacional, como a avaliação dos dados de aprendizagem dos estudantes; o acompanhamento das práticas pedagógicas e dos resultados e o replanejamento das ações pedagógicas, com base nas evidências coletadas. Essas três etapas não ocorrem de forma isolada, mas sim de maneira cíclica e contínua, contribuindo para uma gestão mais estratégica, com foco na aprendizagem de todos os estudantes.

“Os resultados de aprendizagem de todos os estudantes das escolas que compõem o Ciclo de Gestão foram apresentados a todos os municípios. Nessas etapas são incluídas o diagnóstico, o planejamento, execução, monitoramento e avaliação, além do replanejamento, sendo que na fase do diagnóstico são feitos os levantamentos de dados e evidências sobre a realidade educacional”, explicou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.

Nesse planejamento são elaboradas a definição de metas e estratégias, na execução da implementação das ações planejadas, no monitoramento e avaliação, além do acompanhamento dos resultados alcançados e dos processos e no replanejamento, os ajustes necessários com base na análise dos dados.

A SAAR atua principalmente nas etapas de monitoramento, avaliação e replanejamento, promovendo uma cultura de uso pedagógico dos dados de avaliação, como provas externas e internas, para ajustar as estratégias e promover avanços reais na aprendizagem. Desta forma, ele fortalece a tomada de decisão com base em evidências, amplia a capacidade de identificar descritores e habilidades com baixo rendimento, incentiva o trabalho colaborativo entre professores, pedagogos e gestores, garante que o planejamento pedagógico seja dinâmico e responsivo às necessidades dos estudantes, além de criar uma cultura de autoavaliação e melhoria contínua no ambiente escolar.

 
 

Compartilhe essa notícia: