Aroeira: tradição e geração de renda em comunidade de Aracruz

Na manhã dessa terça-feira (24), no Centro Comunitário Vila do Riacho, mais de 70 coletores de pimenta-rosa receberam carteirinhas oficiais que respaldam a atividade no campo. A ação, promovida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Prefeitura de Aracruz, contou com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
As carteirinhas foram distribuídas para todos os produtores rurais de pimenta-rosa – não apenas para quem está na área de abrangência da Indicação Geográfica (IG), conquistada recentemente para essa cadeia produtiva, ou somente para extrativistas.
A extensionista e coordenadora de Recursos Naturais do Incaper, Fabiana Ruas, lembrou que as carteirinhas são uma forma de garantir a qualidade da pimenta-rosa e de organizar melhor as atividades.
“As carteirinhas funcionam como um respaldo para as famílias rurais produtoras dessa cadeia produtiva. Com esse documento, nós conseguimos acompanhar, de forma sistematizada, quem são os produtores, as suas regiões de atuação e demandas. Dessa forma podemos fomentar a atividade no Estado, com ações de assistência técnica, dias de campo, cursos de capacitação, eventos, buscar políticas públicas, entre outras ações. Essa é mais uma forma que encontramos para afirmar que esses coletores de pimenta-rosa estão sendo qualificados pelo Incaper e parceiros”, lembrou a extensionista.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, a entrega desss carteirinhas é um marco importante para comunidade e contribuirá para fortalecer a atividade agrícola e a cadeia produtiva da especiaria. “O reconhecimento desses coletores traz identidade para a atividade agrícola, contribuindo para agregar valor ao produto”.
Aroeira
A espécie é nativa do Brasil e pode ser encontrada ao longo do litoral Sul e Sudeste. O Espírito Santo é o estado brasileiro de onde mais se extrai aroeira para a indústria.
Por ter se mostrado uma boa alternativa de renda, muitas famílias de comunidades rurais, incentivadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estão passando do extrativismo para o cultivo de aroeira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio
- 653 oportunidades de emprego abertas no Sine: destaque para setor industrial
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece entre os dias 24 e 25 de maio
- Dia D do MEI: mutirão gratuito vai ajudar microempreendedores a fazerem a Declaração Anual
- Processo Seletivo: Saúde publica Edital para contratação via Consórcio Polinorte
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” leva encantamento e experiência a crianças do Cmei Chapeuzinho Vermelho
- Ritmo acelerado: Obra de reconstrução do pavimento Praia Formosa