Avaliação de resultados: Superintendência Regional de Educação (SRE) visita escolas da Rede Municipal de Ensino

Técnicos da Superintendência Regional de Educação de Linhares (SRE) – SEDU estiveram em Aracruz nesta terça-feira (16) para uma visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zenília Varzem Ribeiro, Barra do Riacho, para analisarem os resultados das avaliações de Fluência Leitora, de Fortalecimento da Aprendizagem (AFA) e do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa/2023).
“A avaliação ou teste de fluência busca aferir a fluência em leitura do código alfabético de nossa língua portuguesa, na variante brasileira, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede. Já a AFA são os exercícios que têm cunho diagnóstico e formativo, visando a melhoria da aprendizagem com foco nos descritores das avaliações externas e nas habilidades do currículo do Espírito Santo, nos componentes de língua portuguesa e matemática”, explicou Vanderleia Suprani, Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – RENALFA/Semed.
A Coordenadora do PAES em Aracruz/Semed, Lucimara Vitória Machado Loureiro, lembrou que essa terceira avaliação está relacionada à qualidade da educação básica, cuja aplicação é censitária e realizada anualmente ao final de cada etapa. “Os estudantes do 2° e 5º ano do Ensino Fundamental são avaliados em língua portuguesa e matemática, os do 9º ano, além desses componentes, alternadamente, em anos pares, são avaliados em história e geografia, e em anos ímpares, ciências”, lembrou.
Todo este processo visa aferir o desempenho da aprendizagem dos estudantes nas habilidades previstas para o ano em curso. A equipe da SRE pretende visitar, nas próximas semanas, as outras seis escolas de Aracruz que fazem parte do Ciclo de Gestão do Paes (CGP).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio