Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta-feira em Aracruz
Meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% do público-alvo contra a pólio, formado por 6.367 crianças menores de 5 anos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina na próxima sexta-feira (30). A proposta é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.
A campanha chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. Em Aracruz, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é imunizar 95% do público-alvo contra a pólio, formado por 6.367 crianças menores de 5 anos. Segundo dados mais recente da pasta, até então apenas 2.890 crianças aracruzenses foram vacinadas, o que corresponde a 45,39%.
Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.
O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus causadores da doença que pode comprometer o sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança. “É importante que os pais entendam a importância dessa imunização, uma vez que ela protege da paralisia infantil”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Rosiane Scarpatt.
Ainda de acordo com ela, se não houver um esforço coletivo para aumentar a cobertura vacinal, as doenças erradicadas correm risco de voltarem a ser transmitidas, como aconteceu com o sarampo. “A poliomielite é uma doença grave e não tem cura, e esse vírus está circulando em outros países. A vacina é oferecida em todas as nossas Unidades de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h30”, completou Rosiane Scarpatt.
*Com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento