Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta-feira em Aracruz
Meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% do público-alvo contra a pólio, formado por 6.367 crianças menores de 5 anos
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina na próxima sexta-feira (30). A proposta é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.
A campanha chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. Em Aracruz, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é imunizar 95% do público-alvo contra a pólio, formado por 6.367 crianças menores de 5 anos. Segundo dados mais recente da pasta, até então apenas 2.890 crianças aracruzenses foram vacinadas, o que corresponde a 45,39%.
Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.
O imunizante protege a criança de três tipos diferentes do vírus causadores da doença que pode comprometer o sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança. “É importante que os pais entendam a importância dessa imunização, uma vez que ela protege da paralisia infantil”, enfatizou a secretária de Saúde do município, Rosiane Scarpatt.
Ainda de acordo com ela, se não houver um esforço coletivo para aumentar a cobertura vacinal, as doenças erradicadas correm risco de voltarem a ser transmitidas, como aconteceu com o sarampo. “A poliomielite é uma doença grave e não tem cura, e esse vírus está circulando em outros países. A vacina é oferecida em todas as nossas Unidades de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 15h30”, completou Rosiane Scarpatt.
*Com informações da Agência Brasil
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz premia vencedores do 1º Concurso de Café Conilon
- Comunidade de Leitores: famílias comparecem em peso para prestigiar culminância de atividades dos estudantes do Cmei Teresinha Frigini
- São Clemente 2 terá obra de cerca de R$ 6 milhões para pavimentação e drenagem
- Convocação Nº 04 - Edital 005/2026 - Semed/Semge
- Convocação Nº 11 - Edital 003/2026 - Semed
- Convocação Nº 38 - Edital 002/2025 - Semed
- Convocação Nº 15 - Processo Seletivo Semds - Edital 001/2026
- SAAE realiza última etapa de obra na Avenida Venâncio Flores neste domingo (27)
- Prefeitura publica edital para obra de infraestrutura do bairro São José, em Jacupemba
- Convocação Extraordinária Emergencial Nº 10 - Edital 002/2025 Semed