Categoria “Poder Público”: Projetos “Pemaci” e “Escola do Aricanga” conquistam 2º e 3º lugares no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022

Publicado em: 20 de outubro de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Humberto De Marchi
Categoria “Poder Público”: Projetos “Pemaci” e “Escola do Aricanga” conquistam 2º e 3º lugares no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022

Os projetos "Escola de Meio Ambiente e Cidadania” (Pemaci) e “Escola do Aricanga” foram premiados na noite desta quarta-feira (19), categoria “Poder Público”, durante solenidade do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022, em Linhares. O “Escola do Aricanga” ficou com a 3ª posição. Ele é desenvolvido pela Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Educação (Semed), em parceria com o Plano ‘de Educação Ambiental da Suzano.

O Escola do Aricanga” leva conhecimento aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino apresentando as características do bioma do parque. Seu objetivo é promover ações educativas e propiciar aos professores e estudantes conhecimento e percepção da importância ambiental, com o contato direto com a mata atlântica e os animais que lá vivem.

Já o projeto “Escola de Meio Ambiente e Cidadania” (Pemaci) foi instituído na Gerência de Educação Ambiental (Semam) e reúne uma série de ações que mobilizam os cidadãos de Aracruz na preservação do meio ambiente, como o “Meio Ambiente em sua Casa”, onde as pessoas fazem ações do correto manejo do lixo, o “Compostagem com as Comunidades”, que originou as hortas orgânicas, além da Tenda Ambiental Itinerante (TAIA), que conscientiza crianças em ações lúdicas, educativas ambientais.

O Pemaci é composto por projetos que norteiam a educação não formal desenvolvidas no município, objetivando apoiar e promover processos de formação e informação em educação ambiental nos mais diversos segmentos, como os movimentos sociais em áreas protegidas, comunidades tradicionais, dentre outros.

“Foi uma grande alegria para nós participarmos do Prêmio Biguá da Rede Gazeta. Presenciamos quatro projetos do município sendo reconhecidos, dois premiados em primeiro lugar, e outros dois, executados pela nossa secretaria, que foram reconhecidos como segundo e terceiros lugares. Isso mostra que estamos no caminho certo, envolvendo as comunidades que são conscientes do que é necessário fazer para crescer de forma sustentável”, destacou o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.

Além da categoria “Poder Público”, o município de Aracruz ainda ficou em primeiro lugar em outras duas categorias, a categoria “Empresa”, com o projeto coletivo “Eco Agentes em Ação”, da Portocel, que forma agentes ambientais em Barra do Riacho e Vila do Riacho, além da categoria “Sociedade Civil”, com o projeto “Diego Pertencimento e Luta pelo Manguezal”.

“Esse projeto do Diego nos emocionou muito. Ele é um catador de caranguejo que está recuperando o manguezal degradado no evento climático de 2015. Nossa equipe descobriu e abraçou esse trabalho e o convidou para participar do prêmio. Ele aceitou e fez um vídeo muito bacana, e merecidamente ficou com o primeiro lugar. Nós da Semam estamos muito felizes com esse reconhecimento”, lembrou Aladim Cerqueira.

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2022 
O Prêmio Biguá de Sustentabilidade é realizado pela Rede Gazeta de Televisão e premia projetos que ajudem na proteção, recuperação e preservação do meio ambiente em categorias como: Escolas de Ensino Fundamental ao Médio; Ensino Superior; Sociedade Civil; Produtor Rural; Empresa e Poder Público. Representando o norte do município 14 municípios da área de cobertura da TV Gazeta Norte inscreveram seus projetos que passaram pela avaliação de uma banca examinadora. 

 
 

Compartilhe em suas redes sociais: