Centenas de estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados com o projeto ‘Cine Vitória a Minas’
Com o propósito de conectar pessoas, histórias e oportunidades, democratizando o acesso à cultura, promovendo inclusão, educação e cidadania, mais de 540 estudantes da escolas Cmei Amáila Coutinho e Emef Zenília Varzem Ribeiro, em Barra do Riacho, participaram na quinta (30/10) e sexta-feira (31/10), do ‘Cine Vitória a Minas’. Trata-se de um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pela Vale e executado pela Cepar Comunicação, em parceria com a Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz.
A carreta cinema encantou as crianças com a exibição de filmes como o “Meu Malvado Favorito 4” e “Divertidamente 2”. Em um ambiente climatizado, com poltronas reclináveis e confortáveis, semelhantes às de um cinema tradicional, elas tiveram acesso a um sistema de som e imagem digitais. Cada aluno ainda ganhou pipocas e refrigerantes, o que deixou a experiência ainda mais atraente. O cinema também contou com acessibilidade de recursos audiovisuais, espaço para cadeirantes e elevador de acesso. A comunidade local também teve a oportunidade de prestigiar filmes que foram ofertados no noturno.
“Levar cultura e entretenimento gratuitos às comunidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas reforça o papel transformador da ferrovia, que vai muito além do transporte: conecta pessoas, histórias e oportunidades. Este projeto também democratiza o acesso à cultura, promovendo inclusão, educação e cidadania”, diz a diretora do Instituto Cultural Vale, Luciana Gondim.
Para a técnica pedagógica da Semed, Lucimara Vitoria Machado, projetos como este são extremamente importantes, pois contemplam estudantes dando acesso a uma arte tão fundamental no enriquecimento da cultura e do acesso à informação. “Nem todos os nossos alunos podem ou têm o costume de irem ao cinema com frequência, por isso, nada mais justo do levar a eles essa rica oportunidade de verem belas produções cinematográficas, que sem dúvida, ajuda no enriquecimento do repertório de cada um no que se refere ao acesso a culturas diversas. Vejo isso como uma chance de ampliar o leque de conhecimento e aprendizagem com muita diversão”, afirmou.
A carreta cinema percorrerá cerca de 2.377 quilômetros ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, em 130 exibições de filmes campeões de bilheteria até o dia 2 de dezembro, atendendo cidades como João Neiva, Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraíso e Nova Era.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Dezembro Vermelho: mês de conscientização e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
- Semdur dá início à quarta etapa da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)
- Aracruz promove Seminário de Pessoa em Situação de Rua com foco em integração de políticas públicas e garantia de direitos
- Corrida “Elas em Movimento”: publicada a lista das mulheres que receberão o kit
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam de Momento Formativo de Boas Práticas Pedagógicas
- Sala do Empreendedor de Aracruz conquista Selo Diamante do Sebrae/ES e consolida avanço no atendimento ao empreendedor
- Convocação Emergencial: Conselho Municipal de Políticas Cultura de Aracruz
- Seminário em Aracruz destaca impacto da polinização na produtividade do café
- Educação dá início às formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) do 2º semestre de 2025
- Prefeitura publica Edital de Chamamento Público para credenciamento de Ambulante para o Verão 2025/2026