Centro de Controle Zoonoses capacita agentes indígenas da saúde

Na última terça-feira (21) foi realizada a capacitação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e dos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). O treinamento promovido pela Prefeitura de Aracruz, por meio do Centro de Controle Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde teve o objetivo de preparar os agentes para monitorar, prevenir e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A bióloga Lívia Selvatici explicou que a capacitação visou organizar, esclarecer e reforçar as ações essenciais no combate ao Aedes. “É importante destacar que o combate à dengue depende da colaboração entre diferentes setores e atores sociais. Todos os profissionais de saúde e cidadãos têm a responsabilidade de combater os focos de proliferação do mosquito e eliminar seus criadouros”.
Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Valquíria Scarpatti, para os agentes indígenas, a capacitação é mais do que uma ação de saúde. “Agora eles podem cuidar melhor do seu povo, respeitando a sua cultura e protegendo a terra. A capacitação reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública, conscientizando sobre a importância das ações preventivas, fortalecendo o combate à doença e promovendo uma cidade mais saudável para todos”.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Obra de Infraestrutura da região da Rodoviária e da Praça da Paz será entregue nesta quinta-feira (13)
- Inscrições do Processo Seletivo “Projeto Partiu IF” se encerram no próximo domingo (16)
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 16ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 62ª Chamada
- XVI Encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Educação Especial analisa contribuições oriundas de consulta pública do documento norteador
- Aracruz vai realizar a Etapa Municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- Processo Seletivo Simplificado SEMED Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga RETIFICAÇÃO da 3ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Processo Seletivo Simplificado SEMED Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 3ª Chamada EMERGENCIAL/EXTRAORDINÁRIA
- Dia Internacional da Mulher será celebrado na quarta-feira (12), na Praça da Paz
- Agricultura avança no cronograma de patrolamento das estradas rurais