Com apoio de R$ 7 milhões do FUNBIO e parceria com a UFES prefeitura anuncia recuperação do manguezal do Piraquê-Açu
Manter o rio Piraquê-Açu preservado é um desafio crucial para o futuro de Aracruz. Mas agora essa luta ganha um reforço especial: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim foi contemplada pelo Edital 19/2022 - Floresta Viva – Manguezais do Brasil de Apoio a Projetos de Restauração Ecológica de Manguezais e Restingas no território brasileiro do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), com o valor de R$ 7 milhões para recuperação do manguezal.
O projeto “Manutenção do Estoque Natural: Experiências Compartilhadas com a Comunidade Extrativista (ENEC)” será coordenado pelos Laboratórios de Ecologia do Ecossistema Manguezal, Gestão do Ecossistema Manguezal, Genética Vegetal, Ecofisiologia Vegetal, Limnologia e Planejamento Ambiental e de Oceanografia Geológica, sob responsabilidade dos professores Mônica Tognella, Andreia Gontijo, Antelmo Falqueto, Gilberto Barroso e Jacqueline Albino da UFES e com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de Aracruz.
Após uma seca prolongada que elevou a salinidade do estuário, seguido de intensa chuva de granizo, parte do manguezal foi devastado, a Semam junto à sociedade civil intensificou os trabalhos para garantir a recuperação do manancial. Um desses esforços, segundo o secretário da Semam, Aladim Cerqueira foi buscar a parceria com pesquisadores da UFES, que submeteram um projeto ao FUNBIO, obtendo sucesso. O recurso captado tem o objetivo de estudar mais profundamente as causas e desenvolver o melhor manejo para a recuperação e estudo do manguezal.
Aladim ressalta a importância dos manguezais para o município e região. “Além de um grandioso berçário de biodiversidade hídrico, e sustento para centenas de famílias ribeirinhas, os manguezais protegem as áreas costeiras e, em Aracruz, muitas comunidades tradicionais têm seu modo de vida ligado e eles”.
O Piraquê-Açu
O manguezal dos Rios Piraquê Açu - Mirim se destaca por ser um ecossistema de grande biodiversidade e importância para a sociedade local. A reserva tem o objetivo de proteger, em seu estado natural, o manguezal e todos seus ambientes associados, além de preservar toda a natureza, fauna, flora e os criadouros de inúmeras espécies, que procuram o meio para descanso, desova e alimentação.
Trata-se de uma área natural, com aproximadamente 2.080 hectares, que abrange povos indígenas e comunidades tradicionais como pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos que residem no entorno.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Hemodiálise: Saúde amplia serviço, beneficia 24 pacientes e acaba com os deslocamentos
- Dia “D” incentiva descarte correto de lixo eletrônico em Aracruz
- Educação inicia atividades do Decola Paebes com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental
- UBS de Novo Irajá passa por manutenção e ganha Farmácia
- Barragens e barraginhas fortalecem segurança hídrica de Aracruz e ajudam produtores a enfrentar períodos de estiagem
- 2º Encontro da Família no Cmei Abílio Correia de Amorim é marcado por apresentações e muita atividade em oficinas
- Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Saúde começam nesta segunda-feira (14)
- Projeto Novo Olhar amplia cuidado com estudantes e leva atendimento oftalmológico a cerca de 3 mil estudantes
- 36ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002/2025
- Saúde apresenta a robô Maria Lis, nova aliada nas terapias de crianças da rede municipal