Comissão de Gestão Democrática (CGD) reúne presidentes das Comissões Eleitorais para alinhamento de diretrizes
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta segunda-feira (17), no Auditório do Polo UAB, Centro, uma reunião entre a Comissão de Gestão Democrática (CGD) e os presidentes das Comissões Eleitorais (CEs) para alinhamento das diretrizes que nortearão o processo eleitoral nas unidades de ensino. O encontro foi conduzido por Simone Pignaton Segatto Ribeiro, do Setor de Inspeção Escolar, e Sandra Regina Rizzo Boina Santi, do Setor de Tecnologias Educacionais, ambas integrantes da CGD.
A gestão democrática, modelo adotado nas escolas do município, prevê a participação ativa de toda a comunidade escolar — professores, estudantes, pais, funcionários, gestores e coordenadores — nas decisões institucionais. Entre essas responsabilidades está a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a definição coletiva de ações e prioridades da unidade de ensino.
“Durante a reunião apresentamos orientações sobre quem são os votantes, como deve ser feita a preparação da eleição, os prazos de campanha e os materiais que serão utilizados, como cédulas, boletins de urna e atas de apuração. Nosso objetivo foi garantir que todas as etapas do processo de escolha de diretores escolares sejam conduzidas de forma clara e organizada”, explicou Simone Pignaton.
A CGD foi instituída com base na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e na Lei Municipal nº 4.821/2025, que regulamenta a gestão democrática em Aracruz. Juntas, essas legislações reforçam o papel da comunidade escolar na construção de ambientes educativos mais participativos e transparentes. “Essas normativas fortalecem a ideia de que a educação é um direito de todos. Por isso, considero essencial a representatividade e a construção coletiva dentro das instituições”, destacou Simone.
Durante o encontro, os membros das comissões também conheceram os princípios que orientam a gestão democrática, como participação, transparência, igualdade, respeito à diversidade, colaboração e a importância das eleições e representações. Embora sua aplicação possa variar entre diferentes sistemas educacionais e realidades culturais, o modelo busca, de forma geral, promover escolas mais inclusivas, participativas e atentas às demandas da comunidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz e Suzano firmam acordo para regularização fundiária do bairro Portelinha
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (28)
- Líder em Mim: visitas de assessoria pedagógica fortalecem ações de desenvolvimento socioemocional em estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Ação Cidadã: iniciativa garante atendimento e acolhimento para pessoas em situação de rua
- Aracruz apresenta versão preliminar do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima
- COMUNICADO IMPORTANTE!
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025