Consultas e exames de de oftalmologia são ofertados no Cema

Publicado em: 16 de fevereiro de 2023
Texto: Thais Tonini Patuzzo
Imagem: Secom
Consultas e exames de de oftalmologia são ofertados no Cema

Consultas e exames de oftalmologia agora podem ser realizados no Centro de Especialidades Médicas (Cema). Isso é resultado da parceria da Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) e o Governo do Estado, oferecendo ao cidadão aracruzense o atendimento no município, evitando que ele tenha que se deslocar para outras cidades.

As ações já tiveram início e nesta quarta-feira (15), pacientes compareceram ao local para iniciar ou dar continuidade aos tratamentos, como fez Sônia Samora, que veio acompanhando seu pai Santino Francisco do Santos em um exame. O paciente perdeu a visão das duas vistas e iniciou os procedimentos em baixo Guandu.  

“Ter os serviços de oftalmologia aqui no Cema facilitou demais a nossa vida. Como meu pai é de idade, sempre que era necessário sair do município para realizar os exames, ele  precisava de um acompanhante, fora que o horário era muito cedo e sempre aconteciam atrasos. Agora tudo está mais fácil”, destacou Sônia Samora.

Já Leonora Alves Campos, que levou sua filha para realizar um exame de vista, falou dos serviços oferecidos. “Fui muito bem tratada por todos os profissionais do Cema. Achei nota 10 o município oferecer esse tipo de serviço na sede, uma vez que facilita nossas vidas”, pontuou. 

No local são ofertados exames de oftalmologia em geral e até especialidades com retina; consultas; encaminhamento para cirurgia de catarata, pterígio, dentre outras. A expectativa é que sejam atendidas mais de 500 pessoas por mês.

“Aracruz é um município com uma demanda muito expressiva de oftalmologia e, a oferta desses serviços muda de forma positiva a vida de muita gente. A parceria com o Governo do Estado possibilita que a Semsa preste esse atendimento aos usuários do SUS e, principalmente, que esses pacientes não se desloquem para outro município”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.

Para ter acesso aos serviços o cidadão deve ser morador de Aracruz e caso não tenha nenhum encaminhamento, o paciente pode passar por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma Unidade de Pronto Atendimento (PA), para assim ser avaliado por um clínico geral e encaminhado para um oftalmologista. Após esse processo, será detectado se o cidadão necessita de cirurgia e assim, é inserido na fila de cirurgias do Espírito Santo.

Compartilhe em suas redes sociais:

Galeria: