CSA: Neuropediatria chega a crianças e adolescentes por meio da Telemedicina

O Complexo de Saúde (CSA) deu mais um passo importante na modernização da saúde pública com o início das consultas de Telemedicina na especialidade de Neuropediatria. Em parceria com o Governo do Estado, somente nesta terça-feira (10) cerca de 15 crianças e adolescentes serão atendidos de forma remota, mas com toda a qualidade e suporte necessário. Desde o dia 28 de março, os moradores de Aracruz já têm desfrutado de consultas de alta qualidade por meio de seus computadores no Centro de Especialidades Médicas (Cema).
Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso a serviços especializados, reduzindo custos e otimizando tempo para as famílias. A partir de agora, a Neuropediatria se junta às especialidades de Ortopedia Pediátria e Gastroenterologia, aumentando ainda mais as opções de cuidado disponíveis.
A teleconsulta de Aracruz será realizada através do Cema. Para acessar o serviço, o paciente deverá ter sua consulta solicitada e agendada via Central de Regulação do município. No dia da consulta, é encaminhado a uma sala equipada com computador, onde será atendido por vídeo, com o acompanhamento de um profissional de saúde local, que dará suporte durante o atendimento. O paciente já sai com receita e solicitação de exames, se necessário.
"Foi a primeira vez que consulto via telemedicina. Fui bem recebida pela equipe e pelo médico que explicou tudo detalhadamente através da tela, com muita paciência. Consegui sanar minhas dúvidas e receber um atendimento inicial com as devidas orientações. Saber que temos mais essa forma acompanhamento é um ganho”, disse Karla Silva, moradora do bairro Planalto, que levou seu filho Guilherme de 1 ano para a consulta.
De acordo com a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, “essa é uma ferramenta estratégica para descentralizar o atendimento e agilizar diagnósticos, especialmente em especialidades com alta demanda, como a Neuropediatria. No CSA, integramos tecnologia e assistência presencial, garantindo que o médico tenha acesso a exames e histórico do paciente em tempo real, enquanto a família recebe acolhimento no local. Isso reduz a necessidade de deslocamento para grandes centros e acelera o início de tratamentos essenciais”.
O prefeito Dr. Coutinho acompanhou o início da primeira consulta e disse que a saúde segue avançando. "Entendemos que cada minuto faz diferença no desenvolvimento de uma criança. Por isso, essa parceria com o Governo do Estado na telemedicina não se trata apenas de tecnologia, mas sim de encurtar distâncias e oferecer esperança. A saúde pública também precisa ser feita com coração, de forma humanizada, e é isso que primamos. Estamos avançando na oferta de serviços e ampliando os equipamentos públicos para que cidadão tenha mais comodidade”, comentou.
Esse modelo inovador não só facilita o atendimento médico, mas também representa um avanço significativo na saúde pública do município, permitindo que os aracruzenses tenham acesso a consultas especializadas, diminuindo, assim, a lista de espera e dando mais transparência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Primeiro dia foi marcado por grupo aracruzense na Feira dos Municípios
- Secretaria de Educação comemora nova lei que aumenta penas para crimes cometidos em escolas
- Emef Placidino Passos celebra o lançamento do livro "Deixa Que Eu Conto"
- Semana termina com mais de 200 estudantes da Rede Municipal de Ensino certificados pelo Proerd
- Expo Aracruz: prorrogação de prazo para credenciamento de interessados em exposição e patrocínio
- Começa neste fim de semana o Campeonato Municipal Série B de Aracruz 2025
- Projeto “Cultura dos Povos Indígenas” fortalece os laços entre escola e família
- CAPSi transforma cuidado em festa no Arraiá mais acolhedor do ano
- Profissionais de Unidades Socioassistenciais Participam de Ação de Apoio Técnico ao Trabalho Social com Famílias
- Ação integrada alerta para os riscos da imprudência no trânsito