Décima Itália Unita resgata tradição e cultura em Aracruz
Após dois anos sem a realização da festa da Itália Unita em função da pandemia, as ruas do distrito de Guaraná puderam mais uma vez receber as belas e diversas programações da festa, que desta vez, aconteceu de quinta-feira (7) a domingo (10), diferentemente de anos anteriores, quando a festa ocorria em três dias. Após a eleição da Rainha e Princesas soberanas, na noite de quinta-feira, a abertura oficial da décima edição, cujo tema foi “A Festa das Festas - "Un belsogno italiano, aconteceu na sexta-feira.
O prefeito Dr. Coutinho, na companhia de seu vice Beto Vieira e dos vereadores Jean Pedrini, André Carlesso e Marcelo Nena, prestigiou o momento, que contou com uma das principais e esperadas apresentações: a dança do Gruppo Di Ballo Nova Trento no palco cultural. “Lá no começo, quando nos solicitaram apoio para a realização dessa festa, que ficou dois anos parada, não pensei duas vezes. Nossas secretarias se empenharam para voltarmos com ela, que muito nos ajuda a resgatar nossas tradições. Aqui em Aracruz temos os afrodescendentes e os indígenas, além dos italianos que por aqui chegaram no século XIX nos trazendo a cultura do café. Estou muito emocionado em poder participar desse momento. Parabéns à comunidade de Guaraná”, comemorou.
Já no sábado (9), ocorreu o momento mais aguardado, a famosa carretela. Milhares de pessoas e famílias lotaram as ruas para ver de perto os carros enfeitados que passaram pelas ruas do distrito levando as heranças italianas e contando suas histórias. Para fechar com chave de ouro, no domingo, teve a virada da polenta da nonna, quando o tradicional alimento é mexido em uma grande panela para ser jogada em outra.
Foram vários shows, orquestras, além de desfile de alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Mário Leal, apresentação de grupos de danças e premiações. Os festejos são realizados pelo Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, entidade que congrega os descendentes italianos, amigos e simpatizantes D’Italia no município. “O que nos move a realizar essas ações é ver estampado o brilho no olhar das pessoas que constroem o evento, a vontade e o orgulho de manter viva a cultura de um povo que tanto sofreu para se firmar no que é hoje”, destacava Vera Fracalossi, presidente do Secretariado.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada
- Prefeitura de Aracruz divulga edital de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 003/2024
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz participam da última Formação do Ano
- “Desconstruindo o Capacitismo: o que você vê e o que de fato é” será tema do 5º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência
- Festa do Verde de Jacupemba: vem aí mais uma edição neste final de semana
- Aracruz amplia serviço de esgotamento sanitário na Sede do Município com nova Estação de Tratamento de Esgoto
- Formação com equipes psicossociais debate a atuação do assistente social na educação básica