Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”

Publicado em: 10 de novembro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Desafios, gincanas e muita reflexão marcam o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”

Dois dias após a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Placidino Passos, bairro Polivalente, promover uma Assembleia de Fundação de sua cooperativa escolar (Coopassos), se tornando a terceira escola da Rede Municipal de Ensino contemplada, aconteceu no Sítio Santa Clara, nesta última sexta-feira (7), o “Encontro anual das Cooperativas Escolares do Espírito Santo”. O evento, promovido pelo Sicredi em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), contou com as presenças da secretária Jenilza Spinassé e equipe técnica, representantes do Sicred,  estudantes das escolas Ezequiel Fraga Rocha, Santa Cruz, Placidino Passos e das cooperativas de Linhares e São Mateus.

Jailson Badiani, representando o Sicredi, abriu as falas das autoridades agradecendo a parceria com a Semed e enaltecendo mais um encontro anual das cooperativas escolares. “Estou muito feliz com esse momento. Hoje temos cinco cooperativas. Queria agradecer a todas as pessoas envolvidas nessa rede de cooperação e de interesse para o desenvolvimento da comunidade escolar, como a secretária Jenilza Spinassé e sua equipe técnica, aos responsáveis pelas escolas de Linhares e São Mateus e nosso aos formadores. Obrigado pela parceria e ótimo encontro a todos”, disse.

Em seguida, a secretária Jenilza Spinassé lembrou quando recebeu em sua sala representantes do Sicredi para conhecer o projeto, e afirmou que pretende dar continuidade devido ao sucesso que o Cooperativa Escolares proporcionou. "Gostaria de externar minha gratidão com a Sicredi nas pessoas do Jailson Baldini e da Cristiani Portes, que trouxeram para Aracruz, São Mateus e Linhares esse lindo projeto que tem feito muita diferença na vida destes adolescentes. Quando os recebi em minha secretaria para conhecê-los, percebi na hora que nossos estudantes precisariam dessa oportunidade para que eles pudessem demonstrar seus potenciais. Que vocês levem para toda vida esse aprendizado. Queremos que esse projeto não pare por aqui. Já fizemos essa solicitação, pois acreditamos nessa parceria”, destacou.

Após as falas das autoridades, uma a uma, cada cooperativa escolar foi convidada à frente para deixar sua mensagem, explicando e apresentando a origem de sua logomarca e o que ela representa. De uma forma lúdica e descontraída, aos cooperados foram apresentados os cargos que compõem a diretoria, para, posteriormente, com cada cargo de cada escola, separado por mesas, eles participarem de uma atividade reflexiva, relatando questões como: o que ainda não foi pensado; o que está dando certo; como essas ações ajudam as escolas e comunidades e a missão, ou seja, como ajudar a cooperativa a pensar ações que envolvam mais a escola.

Os estudantes também participaram de diversas gincanas ao longo do dia, estimulando a criatividade de cada um. “Posso afirmar que esse encontro fortaleceu ainda mais os laços entre os cooperados. Ter aqui com a gente estudantes das cidades de Linhares e São Mateus foi muito importante para a troca de experiências e de conhecimentos. Essas metodologias são ativas e possuem diversos valores como a liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão. Que no próximo ano possamos expandir esses conhecimentos”, completou o diretor da Emef Placidino Passos, Carlos Augusto.

Compartilhe essa notícia: