Dia D leva conscientização quanto à prevenção ao câncer de mama e vacinação contra a poliomielite

Publicado em: 22 de outubro de 2022
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Humberto De Marchi
Dia D leva conscientização quanto à prevenção ao câncer de mama e vacinação contra a poliomielite

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), dentro da programação do dia D do Outubro Rosa, promoveu neste sábado (22) a campanha “Amor que cuida”. O Prefeito Dr. Coutinho, na companhia da secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, compareceu na Casa Rosa para prestigiar a atenção dada às mulheres e ao depoimento de Sandra Lina, portadora de câncer de mama.

Antes mesmo da apresentação, a secretária e o prefeito falaram às mulheres sobre a campanha do Outubro Rosa. "Estamos atendendo hoje aqui na Casa Rosa e em outras Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município cumprindo com as ações do Dia D do Outubro Rosa, pois a gente enquanto mulher, devemos nos cuidar e dar oportunidade para que vocês também possam se prevenir quanto ao câncer de mama e de colo de útero, que são os tipos de câncer mais prevalente nas mulheres, e que quando descoberto no inicio, há 100% de chance de cura. Hoje estamos aqui ofertando o preventivo e a mamografia, e vocês poderão ir fazer o exame sem o agendamento. Vamos nos cuidar”! Alertou Rosiane.

O Prefeito Dr. Coutinho reforçou a necessidade da mulher se prevenir. “Trabalhei como médico por 45 anos nessa cidade. Queria reforçar com vocês que a prevenção é tudo em nossas vidas. De nossa parte estamos ofertando a atenção à saúde e os exames. Vocês têm que se cuidar e sempre procurar o melhor. Não tenham vergonha de procurar ajuda, porque quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais chances há da pessoa se curar. Tenham um ótimo fim de semana e apreciem as ações desse Dia D”, enfatizou.

Um discurso emocionante
O “Relato de Caso” feito por Sandra Lina, 37 anos, emocionou todas as mulheres presentes. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em maio deste ano, passou por uma cirurgia para a retirada da mama direita em julho, e continua com o tratamento de quimioterapia.

"Já estava sentindo dores, quando um dia em que tomava banho fiz o toque, senti um nódulo e percebi que tinha alguma coisa errada. Ao procurar um médico fiz os exames e constatei que estava com câncer de mama. Foi um grande susto quando descobri. No início não sabia que teria que fazer uma cirurgia para a retirada da mama inteira, mas como o nódulo aumentou não tive outra solução. Chorei muito porque não estava preparada para isso. Eu perdi uma mama mais ganhei minha vida. É normal que a gente se sinta mal, doí muito, mas em nenhum momento eu pensei que não seria curada, e não vou me abater, pois não podemos deixar de viver. Ainda faço quimioterapia e radioterapia, o que também não é fácil, e nada disso tirará minha fé. Por isso é muito importante que nós mulheres conheçamos nosso corpo, além de procurar ajuda e informação”, disse.

Após sua fala houve atendimento para a realização de preventivo, mamografia, com prioridade às mulheres de 50 a 63 anos, testes rápidos (IST´s, Hepatite), além de orientações da saúde bucal e maquiagem.

Vacinação contra a poliomielite
Concomitante ao Dia D do Outubro Rosa, a Semsa ainda realizou o Dia D de vacinação contra a poliomielite. Foram ofertadas vacinas nas UBS´s de Vila Rica, Vila do Riacho, Coqueiral e em Guaraná. “Esta foi mais uma oportunidade para os pais e responsáveis que não tiveram como levar seus filhos às unidades durante a semana para se vacinar”, reforçou a Gerente de Vigilância Epidemiológica, Valquíria Duarte.

Compartilhe em suas redes sociais: