Diagnóstico habitacional vai orientar políticas públicas e novos investimentos em Aracruz
Garantir o direito à moradia digna é um dos maiores desafios enfrentados por municípios de todo o país, e em Aracruz não é diferente. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Gerência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), deu um passo importante nesta quinta-feira (25). Em reunião no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória, foi definida a celebração de um acordo de cooperação técnica que permitirá a realização de um diagnóstico detalhado do déficit habitacional do município.
O encontro contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Rosilene Filipe; do gerente de Habitação, Claydson P. Rodrigues; do diretor de Integração de Projetos do IJSN, Pablo Medeiros Jabor; da coordenadora de Estudos Territoriais, Mariana Pain Rodrigues; e das pesquisadoras do Instituto, Isabela e Clemir. O IJSN celebrará um acordo de cooperação técnica com Aracruz para apoiar a elaboração dos estudos.
De acordo com Claydson Rodrigues, o levantamento será fundamental para estruturar políticas públicas mais efetivas. “Esse estudo vai possibilitar a identificação do déficit habitacional e a organização de informações sobre a nossa população, oferecendo subsídios técnicos para planejar e atualizar programas voltados à política habitacional do município”, destacou.
Para a secretária Rosilene Filipe, a iniciativa representa a busca por soluções concretas para um problema histórico. “Esse diagnóstico habitacional é uma ferramenta essencial para a gestão pública, pois nos permitirá dimensionar o déficit existente e identificar de forma precisa as demandas da população. Com base nesses dados, poderemos estruturar políticas habitacionais mais eficazes, captar recursos em diferentes esferas e orientar investimentos que contemplem todas as faixas de renda. É um passo estratégico para tornar nossa política de habitação mais organizada, eficiente e de longo prazo”, comentou.
O prefeito Dr. Coutinho também enfatizou o compromisso da gestão com a moradia digna. “Ter um lar é muito mais do que ter um teto, é ter segurança, dignidade e a chance de oferecer qualidade de vida à família. Nosso compromisso é transformar esse sonho em realidade para cada aracruzense. Já solicitei o levantamento de áreas públicas disponíveis e vou buscar os recursos necessários para a construção de novas casas. Essa parceria com o Instituto é fundamental porque abre caminhos para que mais famílias possam conquistar o direito de viver com dignidade e esperança”, afirmou.
O levantamento do déficit habitacional será realizado de forma eletrônica, por meio do site da Prefeitura de Aracruz, garantindo transparência e participação popular. Com essa iniciativa, o município reafirma seu compromisso com a justiça social e com a construção de uma cidade mais humana, inclusiva e preparada para os desafios do presente e do futuro.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura de Aracruz e Suzano firmam acordo para regularização fundiária do bairro Portelinha
- Comunicado: EDP realiza substituição de postes e altera trânsito neste domingo (28)
- Líder em Mim: visitas de assessoria pedagógica fortalecem ações de desenvolvimento socioemocional em estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Ação Cidadã: iniciativa garante atendimento e acolhimento para pessoas em situação de rua
- Aracruz apresenta versão preliminar do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima
- COMUNICADO IMPORTANTE!
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025