Educação divulga novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem a público divulgar o novo cronograma da segunda edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A medida atualiza o cronograma de inscrição e avaliação e promove ajustes em critérios destinados a estados, municípios e ao Distrito Federal, alterando o Edital do Ministério da Educação (MEC) n.º 10/2025.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização integra o conjunto de ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reconhece boas práticas e experiências exitosas das redes de ensino que fortalecem a alfabetização e a recomposição das aprendizagens. Com a alteração, o período de inscrições será ampliado para 26 dias — de 17 de novembro a 12 de dezembro. Os articuladores municipais, estaduais e distritais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) deverão inscrever as propostas pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
A avaliação das inscrições ocorrerá de 15 de dezembro a 16 de janeiro de 2026. O resultado preliminar será publicado no Simec em 21 de janeiro de 2026. Os recursos poderão ser interpostos entre 22 e 23 de janeiro, com análise e respostas previstas até 31 de janeiro. O resultado final será divulgado no dia 4 de fevereiro, e a cerimônia de premiação acontecerá no mesmo mês.
Outros pontos destacados no edital são os novos critérios relacionados à valorização dos profissionais da educação. Entre os itens dos questionários aplicados a municípios, estados e ao Distrito Federal, estão a promoção e implementação de programas institucionais voltados à valorização dos profissionais da educação, com ações de atenção à saúde socioemocional, fortalecimento do clima organizacional, reconhecimento profissional, formação continuada e promoção da autonomia docente — reconhecidos como atores centrais na efetivação da política.
Confira abaixo o novo cronograma.
Compartilhe essa notícia:
Anexos:
Últimas notícias
- Imersão das Lideranças Educacionais Capixabas tem como foco a troca de vivências e o aprendizado de práticas de referência na educação
- Crianças indígenas do Cmeii Caieiras Velha desenvolvem belos trabalhos de valorização da história e da cultura afro-brasileira
- 6ª Convocação do Processo Seletivo do Edital n.º 003/2026
- Semam divulga Resultado da Eleição de Membros para compor o Conselho Deliberativo da RDSM
- Expo Aracruz promove conscientização ambiental e descarte correto de resíduos
- 27 ª Expo Aracruz terá Feira de Adoção de cães e gatos
- Crianças indígenas do Cmeii Caieiras Velha desenvolvem belos trabalhos de valorização da história e cultura afro-brasileira
- 27ª Exposição Agropecuária de Aracruz deve movimentar cerca de R$ 18 milhões na economia local
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- III Seminário de Altas Habilidades/Superdotação traz como temática “Um novo olhar: concepções e práticas educativas”