Educadores indígenas Tupinikim e Guarani dão continuidade à reorganização das problemáticas de ensino e aprendizagem do currículo específico
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu nesta segunda-feira (15), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena (Emefi) Arandu Retxakã, aldeia Três Palmeiras, uma formação destinada a professores que atuam em escolas indígenas Tupinikim e Guarani.
O momento foi coordenado pelo setor de Educação Escolar Indígena com o objetivo de dar continuidade à escrita do documento pedagógico que norteará o ensino e aprendizagem nas escolas indígenas Tupinikim e Guarani. Todos os presentes foram acolhidos pelo cacique Nelson da Aldeia de Três Palmeira, e ainda participaram de um momento cultural, com trabalhos em grupo.
“Neste encontro de formação eu reforcei a importância do momento onde estamos retomando as atividades na escrita do Currículo das Escolas Indígenas. Ainda falei da importância de voltarmos aos princípios da Educação Escolar Indígena, considerando que a mesma tem como um de seus princípios o fortalecimento da cultura ancestral dos povos originários, uma educação que precisa ser do nosso jeito, sendo esta, específica, diferenciada e de qualidade”, destacou o professor de Língua Tupi, Jocelino da Silveira Quiezza.
De acordo com o professor, uma educação que garanta a conexão dos saberes tradicionais indígenas aos conteúdos garantidos na Base Nacional Comum Curricular, e as especificidades do currículo dessas escolas, tem como premissa fortalecer a cultura ancestral dos povos originários. “É muito importante que nós educadores possamos fazer essa retomada nas conexões da escola com a comunidade, promovendo essa interação com a cultura ancestral, os saberes e fazeres tradicionais. Também somos muito gratos às nossas bibliotecas vivas, ou seja, os nossos sábios, caciques, lideranças, mestres e mestras, os anciãos”, disse.
Para Joscelino, são os participantes ativos nas atividades culturais que envolvem as danças, os cantos tradicionais e os fortalecimentos da língua ancestral, que encontra-se em processo de retomada, para além dos usos e costumes, as lutas, os plantios.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Imersão das Lideranças Educacionais Capixabas tem como foco a troca de vivências e o aprendizado de práticas de referência na educação
- Crianças indígenas do Cmeii Caieiras Velha desenvolvem belos trabalhos de valorização da história e da cultura afro-brasileira
- 6ª Convocação do Processo Seletivo do Edital n.º 003/2026
- Semam divulga Resultado da Eleição de Membros para compor o Conselho Deliberativo da RDSM
- Expo Aracruz promove conscientização ambiental e descarte correto de resíduos
- 27 ª Expo Aracruz terá Feira de Adoção de cães e gatos
- Crianças indígenas do Cmeii Caieiras Velha desenvolvem belos trabalhos de valorização da história e cultura afro-brasileira
- 27ª Exposição Agropecuária de Aracruz deve movimentar cerca de R$ 18 milhões na economia local
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- III Seminário de Altas Habilidades/Superdotação traz como temática “Um novo olhar: concepções e práticas educativas”