Educadores são capacitados em curso de formação para uso do Lego Braille Bricks

Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (27), uma formação sobre o uso do Lego Braille Bricks. O evento foi promovido pelo Setor de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Dorina Nowill, e teve como público diretores, professores, pedagogos e assistentes de educação da Rede Municipal de Ensino.
A formação ocorreu de forma híbrida, com a participação remota da tutora cega Margareth de Oliveira Olegario Teixeira, do Rio de Janeiro, e da tutora Cintia Benites Fabel, de São Paulo, que dialogaram com os profissionais da rede e compartilharam suas experiências. Margareth é consultora educacional da Fundação Dorina Nowill para cegos e tem vasta experiência com acessibilidade e inclusão escolar. Cíntia é mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), com pesquisas voltadas à inclusão de crianças com deficiência no sistema educacional.
Logo no início, ambas se apresentaram, fazendo sua audiodescrição, além de descreverem o ambiente de onde falavam e suas características físicas. Em seguida, propuseram atividades práticas com o Lego Braille Bricks. As tutoras iniciaram a interação solicitando que os participantes selecionassem as letras de seus nomes e as montassem com as peças. Em seguida, convidaram os cursistas a construir um pato utilizando quatro peças amarelas e duas vermelhas do LEGO Braille Bricks.
Cada participante criou seu próprio pato a partir de sua percepção e conceito individual da figura. Foi realizada, então, uma reflexão sobre a diversidade de construções e interpretações, evidenciando como o uso do Lego pode estimular a criatividade e a expressão individual. Após esse momento, as tutoras propuseram a formação de grupos para a elaboração de atividades pedagógicas com objetivos gerais e específicos, voltadas ao uso do Lego Braille Bricks com os estudantes.
As propostas contemplaram desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, e cada grupo desenvolveu uma atividade voltada ao coletivo da turma, utilizando o LEGO como recurso para o ensino e a ludicidade. Também convidaram os participantes a refletirem sobre o próprio engajamento durante a atividade, fazendo uma analogia com o envolvimento de uma criança em situação de brincadeira.
“Durante a construção, vocês se sentiram completamente envolvidos? Imaginem uma criança concentrada em montar algo com blocos de construção. Ela visualiza como as peças se encaixam e está tão imersa na atividade que nem percebe quando o pai a chama para jantar”, explicaram.
Segundo Walter Engelhardt Neto, Gerente de Educação Especial Inclusiva, o objetivo da formação foi incentivar o uso pedagógico do Lego Braille Bricks em sala de aula, promovendo a inclusão e a aprendizagem significativa para todos os estudantes cegos, com baixa visão e videntes.
O Lego Braille Bricks é um conjunto de peças especialmente projetadas para apoiar o aprendizado do sistema Braille de maneira lúdica e criativa. É uma ferramenta educacional inclusiva voltada ao processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual, entre 4 e 10 anos de idade. As escolas da Rede Municipal de Aracruz já receberam os kits, que foram destinados prioritariamente às Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), mas que também serão utilizados como recurso pedagógico nas salas de aula comuns, ampliando as possibilidades de aprendizagem e inclusão para todos os estudantes.
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