EMEF Placidino Passos é a primeira escola da Rede Municipal de Ensino contemplada com a Sala Sensorial Magia do Rotary

Publicado em: 14 de fevereiro de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Thiago Peroni
EMEF Placidino Passos é a primeira escola da Rede Municipal de Ensino contemplada com a Sala Sensorial Magia do Rotary

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Placidino Passos, bairro Polivalente, uma cerimônia de entrega da Sala Sensorial Magia do Rotary. O evento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, das secretárias de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, do diretor da escola Carlos Galbarino Amaral, além da presidente do Rotary, Marilene De Angeli Furieri e sua equipe.

A Sala Sensorial Magia do Rotary é parte de um trabalho contínuo de formação. Ela foi pensada com coração e mente, voltados para a inclusão e o bem-estar social. Oferece um espaço cuidadosamente projetado para proporcionar estímulos sensoriais controlados, promovendo um relaxamento, a regulação emocional e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a atenção uniforme. Além dos equipamentos tecnológicos, também foram adquiridos materiais pedagógicos para auxiliarem nas atividades realizadas na sala de apoio, ampliando assim, mais impacto desse projeto.

“Queremos oferecer a nossos alunos atípicos a oportunidade de explorar suas emoções, experimentar nossas sensações e se engajar de forma mais rica e profunda com o mundo a seu redor. Desta forma, como resultado, teremos o fortalecimento das habilidades sociais como a comunicação, a empatia e a cooperação. Com essa sala, nosso sonho é expandir esse projeto para outras escolas e ambientes em Aracruz, multiplicando os benefícios e atingindo cada vez mais pessoas, de forma a promover uma comunidade mais inclusiva e consciente”, ressaltou no início das falas das autoridades, a presidente do Rotary, Marilene De Angeli Furieri.

O diretor da escola Carlos Galbarino Amaral comentou sobre as etapas que antecederam a entrega da sala sensorial, e falou de sua emoção ao ver o projeto pronto. “Quando ainda projetávamos essa sala, me senti como uma criança esperando por um presente de natal. Para conhecer melhor suas especificidades, realizamos junto ao Rotary, visitas em outras cidades como Colatina, para conhecer esse projeto. Também pesquisamos muito na internet sobre isso. O intuito não é transformar a escola em uma clínica, pois nosso foco é a educação, por isso, até mesmo a escolha dos equipamentos e materiais foi voltada para esse fim. Somos a primeira escola da rede a contar com esses recursos e por isso estou muito feliz”, disse.

Com um ambiente harmônico, relaxante e estimulante, a sala sensorial foi projetada para atender crianças com necessidades especiais, sendo adaptada para o desenvolvimento sensorial e cognitivo dos estudantes. Seu espaço conta com recursos como iluminação ajustável, texturas variadas, equipamentos interativos e materiais que auxiliam na aprendizagem e no bem-estar. “Essa inauguração reforça o compromisso da nossa escola com a inclusão e a melhoria das condições de ensino, garantindo um ambiente mais acolhedor e acessível para todos os alunos”, completou Carlos.

Finalizando as falas das autoridades, o prefeito Dr. Coutinho agradeceu a parceria com o Rotary Clube de Aracruz, e reforçou o compromisso de seu governo com uma educação mais inclusiva e de qualidade. “Queria agradecer a presença dos professores, dos pais, da escola e do Rotary de Aracruz por esta iniciativa gigantesca, que vai proporcionar ainda mais inclusão em nossas escolas. Essa sala sensorial representa um avanço e um cuidado com nossas crianças autistas, em um espaço confortável, que promoverá ainda mais nelas a liberdade de se expressar”, comemorou.

De acordo com o Rotary de Aracruz, a implantação da sala na Emef Placidino Passos foi apenas o começo, sendo que a instituição deseja manter a parceria com o município e expandir o projeto para outras escolas. A próxima a ser contemplada será a Emef Samoel Costa, do bairro Segatto.  

Compartilhe em suas redes sociais:

Galeria: